Home Política Parecer do Ministério Público pede que cassação de Selma Arruda seja mantida

Parecer do Ministério Público pede que cassação de Selma Arruda seja mantida

4 min ler
0

O procurador Pedro Melo Pouchain expediu parecer no dia 17 de maio pela manutenção da cassação sentenciada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) contra a senadora por Mato Grosso, Selma Arruda (PSL). O posicionamento consta de contrarrazões aos embargos de declaração da parlamentar.

Os embargos de Selma Arruda pretendem modificar omissões e obscuridades em decisão colegiada que julgou parcialmente procedente a ação para efeito de cassar diploma, decretando a perda de mandato eletivo e a inelegibilidade por oito anos.

Em seu recurso, Selma argumentou pela ocorrência de diversas omissões: por falta de fundamentação em indeferimento de testemunha; omissão de manifestação sobre a ausência de pedido expresso de voto; obscuridade e contradição quanto aos parâmetros de aferição do “candidato médio”; obscuridade e contradição na consideração de cheque fraudado nos cálculos do relator.

O procurador eleitoral considerou que apenas um dos argumentos de Selma é procedente. Porém, sem peso para modificar a decisão colegiada. Selma afirmou que o relator do processo considerou, nos cálculos de seu voto, o valor de R$29,9 mil através de um cheque comprovadamente fraudado, o que teria inclusive ensejado abertura de inquérito policial.

Segundo Pedro Melo Pouchain, exclusivamente a citação do cheque fraudado deve ser retirado do voto proferido pelo relator. “Todavia, considerando a modicidade de tal valor frente aos recursos ilicitamente empregados na campanha, deve-se manter inalterado o mérito da decisão”, afirmou o procurador.

A senadora também pleiteia pela juntada da declaração de imposto de renda pessoa física, com o propósito de provar a origem e a licitude do valor de R$ 1,5 milhão depositado pelo suplente Gilberto Possamai na conta pessoal de Selma Arruda.

Para o Ministério Público, o pedido de juntada não deve prosperar. “Os embargantes tiveram oportunidade de se manifestar ao longo de toda a instrução processual, no intuito de juntar os supostos documentos que comprovassem suas teses, entre as quais a licitude dos recursos e dos gastos”.

O caso

O colegiado cassou por unanimidade a senadora em sessão realizada no começo de abril. Ela é acusada de ter praticado caixa 2 e abuso de poder econômico durante a pré-campanha e campanha eleitoral.

Além de Selma, são acionados no processo os suplentes Gilberto Eglair Possamai e Clérie Fabiana Mendes. A senadora é acusada de ter contratado de forma irregular uma agência para serviços de publicidade de campanha antes do período autorizado pela legislação eleitoral.

 

 

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Política
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…