Home Política Parlamentares protocolam PL que prorroga efetivação da reforma do ensino médio

Parlamentares protocolam PL que prorroga efetivação da reforma do ensino médio

7 min ler
0

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) e outros/as 28 parlamentares de vários partidos protocolaram segunda-feira (06) na Câmara, o Projeto de Lei (PL) 3079/2021, que visa prorrogar os prazos para implementação do novo ensino médio. As mudanças no ensino médio estão previstas para terem início em janeiro de 2022.

De acordo com o PL, o aumento da carga horária prevista na Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017 (novo ensino médio), entrará em vigor a partir de 2024, visando dar mais tempo para Estados e escolas se organizarem para as mudanças.

Professora Rosa Neide e os/as parlamentares afirmam que apesar da reforma do ensino médio ter sido aprovada em 2017, “até o momento nenhum ente da federação conseguiu implementá-la por razões diversas”. Segundo eles, “a pandemia da Covid-19 tem sido a principal barreira, desde 2020, para que o diálogo democrático entre gestores, trabalhadores em educação, estudantes e seus familiares ocorra de modo a que todas as pessoas envolvidas possam ter acesso ao conjunto de mudanças que traz a Lei nº 13.415/17”.

Além da ampliação da carga horária de aulas, a reforma do ensino médio institui mudanças nos currículos com a introdução dos chamados itinerários formativos. Entretanto, essa mudança curricular precisa ser debatida com as comunidades escolares e aprovada nos Conselhos Estaduais de Educação, o que não ocorreu em grande parte dos Estados.

“O longo período sem atividades presenciais impediu a realização de discussões no interior das escolas, como exige as mudanças profundas previstas na Lei nº 13.415/17. O quadro atual é de desinformação generalizada entre profissionais da educação e estudantes”, afirmam as/os parlamentares. Por isso a importância de prorrogação dos prazos para efetivação das mudanças.

Para a professora doutora em Educação, Monica Ribeiro, do Movimento Nacional em Defesa do Ensino Médio, as entidades que compõe o Movimento construirão um manifesto em defesa da prorrogação da implementação da reforma. “Estamos muito preocupados com as mudanças previstas para o ano que vêm. Há muita desinformação nas escolas. É um risco retornar às aulas, após um período longo de pandemia, com mudanças profundas na estrutura do ensino médio. Em muitos casos às mudanças nos currículos foram feitas à revelia da participação dos educadores e dos estudantes. Por isso a importância da prorrogação”, afirmou.

O professor doutor em Ciências, Fernando Cássio, integrante do Comitê Diretivo da Campanha Nacional pelo Direito à Educação, também defende a prorrogação. “Em função da pandemia as redes de ensino encontram-se desorganizadas e possuem vários desafios para 2022, como: a reposição das aulas e a recuperação da aprendizagem dos alunos. É uma questão de responsabilidade dos gestores e responsabilidade com as escolas que haja essa prorrogação. Não é possível a implementação já no ano que vem, de uma reforma do ensino médio que exigirá mudanças profundas nas escolas, sem que haja primeiro a reorganização desse retorno pós-pandemia”, disse.

A vice-presidenta da União Estadual dos Estudantes de Mato Grosso (UEE-MT), Amandla Sousa destacou que o PL 3079 traz otimismo aos estudantes. Segundo ela, a aprovação do projeto fará com que os/as alunos/as ganhem tempo para debater as mudanças propostas pela reforma do ensino médio.

“Essa reforma está sendo propagandeada como benéfica para a juventude, mas o fato é que ela foi aprovada sem debate amplo com os estudantes. A reforma está prevista para ser implementada ano que vem com as escolas voltando devido à pandemia e com os jovens que cursam o ensino médio, principais impactados pelas mudanças, sem serem ouvidos sobre o que pensam dessas mudanças. Então a prorrogação é muito importante para que o debate ocorra”, finalizou Amandla.

Assessoria de Imprensa

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

19 − dezoito =

Verifique também

Policia Civil de Porto dos Gaúchos cumpre mandado de prisão contra integrante do CV acusado de homicídio em Tapurah

Policiais da Delegacia de Porto dos Gaúchos cumpriram na tarde desta sexta-feira (24 de se…