Home Política Pedro Taques reaparece na disputa pelo Senado e ocupa 3º lugar em pesquisa eleitoral de 2026

Pedro Taques reaparece na disputa pelo Senado e ocupa 3º lugar em pesquisa eleitoral de 2026

3 min ler
0

O ex-governador e ex-senador Pedro Taques (sem partido) volta ao cenário político em Mato Grosso e já aparece como o terceiro colocado na corrida pelo Senado nas eleições de 2026. De acordo com levantamento divulgado nesta sexta-feira (23) pelo portal Poder360, com base em dados do instituto Paraná Pesquisas, Taques obteve 18,3% das intenções de voto na pesquisa estimulada.

O ex-governador de Mato Grosso, que amargou uma derrota na tentativa de reeleição em 2018, volta ao jogo político em 2025, mesmo sem filiação partidária definida. Sua candidatura busca ganhar consistência nos próximos meses, à medida que tenta capitalizar sua recente absolvição no escândalo da Grampolândia Pantaneira —  caso de espionagem ilegal, do qual acabou sendo inocentado recentemente juntamente com mais cinco réus em decisão proferida sete anos após o início do processo, pela juíza Célia Regina Vidotti. A decisão judicial livra o ex-governador de um dos maiores entraves à sua imagem pública e pode representar um impulso significativo em sua tentativa de retornar ao Senado.

Na liderança da pesquisa aparece o atual governador Mauro Mendes, com 60,08% das intenções de voto. Em segundo lugar está a deputada estadual Janaina Riva, com 29,2%. Atrás de Taques, figuram o senador Jayme Campos (União Brasil), que pode buscar a reeleição, com 15,1%, seguido pelo deputado federal José Medeiros (PL), com 13%.

Completam a lista a ex-deputada federal Rosa Neide (PT), que tem 7,3%, e o ex-presidente da Aprosoja, Antônio Galvan (DC), com 3,8%. O levantamento aponta ainda que 5,8% dos entrevistados não souberam ou não quiseram opinar, enquanto 7,5% disseram que votarão nulo.

A pesquisa ouviu pessoalmente 1.540 eleitores entre os dias 7 e 11 de maio de 2025, em 60 municípios de Mato Grosso. O levantamento tem margem de erro de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos, e grau de confiança de 95%.

Com a absolvição no escândalo que marcou seu governo e uma nova tentativa de articulação política, Pedro Taques se reposiciona no tabuleiro eleitoral mato-grossense e tenta emplacar um retorno ao Senado em 2026.

Fonte: Porto Noticias

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Política
Comentários estão fechados.

Verifique também

Planilha da morte: grupo cobrava até R$ 250 mil para espionar e executar autoridades, diz PF

A Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira (28) cinco suspeitos de integrar o grupo resp…