Home Porto dos Gaúchos Pessoas que resistem a cumprir isolamento em Porto do Gaúchos podem estar disseminando covid-19, e medidas mais serias podem ser tomadas

Pessoas que resistem a cumprir isolamento em Porto do Gaúchos podem estar disseminando covid-19, e medidas mais serias podem ser tomadas

7 min ler
0

Diante do aumento no número de casos de coronavirus, covid-19 no município de Porto dos Gaúchos, que vem tendo casos positivos diariamente, a secretária de Saúde de Porto dos Gaúchos, Marciele Zandonadi, disse que algumas medidas mais rígidas podem ser adotadas para contenção da pandemia no município, e chamou a atenção para a falta de comprometimento de algumas pessoas que são orientadas a se manter isoladas, mas que descumprem a medida, colocando a vida de outras pessoas em risco, e chamou a atenção para a banalização da doença por alguns.

A secretária salienta a falta de comprometimento de algumas pessoas em cumprirem o isolamento, relatando que a equipe de monitoramento da saúde do município vem tendo muitos problemas com pessoas que devem se manter isoladas e não estão cumprindo. “Pedimos aqui encarecidamente para estas pessoas a colaboração, pois não gostaríamos de tomar medidas mais sérias, queremos que todos entendam que esse isolamento é para o bem coletivo e precisa ser cumprido”, destaca.

As medidas de distanciamento social ampliado que incluem suspensão das atividades escolares, proibição de qualquer aglomerações, definição de estratégias e medidas preventivas nos setores econômicos, adoção de medidas transversais básicas que são o isolamento social de sintomáticos respiratórios e de seus familiares por 14 dias , mesmo que estejam assintomáticos, também o monitoramento dos casos sintomáticos e de seus contatos, são algumas das medidas que são adotadas atualmente em Porto dos Gaúchos para contenção da doença.

“Estamos realizando a avaliação de risco desta emergência em saúde pública diariamente /semanalmente para ficarmos atentos nas ações que temos que tomar para proteção da população. Nesta avaliação sempre consideramos a taxa de ocupação dos leitos de UTI no estado de Mato Grosso, bem como o aumento no número de casos positivos para COVID 19 no município, e hoje nos encontramos no risco de transmissão alto”, alertou Marciele.

Orientações para proteção ao público mais vulneráveis (pessoas acima de 60 anos e portadores de doenças crônicas), feita pelas equipes da secretaria de Saúde que promove juntamente com os demais setores atividades de acessibilidade nos supermercados e restaurantes com modalidades de entrega em domicílio e fortalecimento do acesso aos serviços de saúde na cidade e na zona rural, são outras medidas importantes de combate a disseminação do covid-19 que estão em pratica no município de Porto dos Gaúchos.

“Também dentro das medidas básicas e transversais nos estabelecimentos de saúde estamos reforçando as medidas de prevenção para evitar a disseminação da doença. As unidades de saúde vêm adotando medidas de distanciamento para os usuários dentro das unidades, horário diferenciado para atendimento de sintomáticos respiratórios, reforçando os cuidados de higiene dentro e fora das unidades. Outro fator importante que a prefeitura municipal e a secretaria municipal de Saúde vêm realizando quase que diariamente, é a comunicação de risco a qual inclui a comunicação de risco interna que ocorre entre os órgãos e profissionais envolvidos no combate a pandemia, bem como a comunicação externa, mantendo o público informado das medidas que vem sendo realizadas informando dia a dia o aumento no número de casos”, informou a secretária Marciele.

Porto dos Gaúchos registrava até a noite de sábado, 05 de julho 46 casos confirmados de coronavirus. 56 estão em isolamento domiciliar, 76 estão sendo monitorados e 28 pessoas jã estão recuperadas do vírus.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Porto dos Gaúchos
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…