Home Porto dos Gaúchos Porto dos Gaúchos amplia índice do IPM e deve receber mais recursos em 2019

Porto dos Gaúchos amplia índice do IPM e deve receber mais recursos em 2019

4 min ler
0

A Secretaria Estadual de Fazenda (Sefaz) divulgou o relatório de variação do Índice de Participação dos Municípios (IPM), que é utilizado como base de cálculo para transferência de recursos estaduais e federais.

O município de Porto dos Gaúchos teve a 2ª melhor variação positiva no IPM, 18%, ficando atrás somente de Claudia que registrou a maior melhora, 20%.

Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde e Nova Mutum também melhoraram a participação e, em consequência, deverão receber mais recursos em 2019.

Sinop ampliou 5,23% sua participação no IPM, subindo de 2,92%, no cálculo anterior, para 3,07%, no índice deste ano. Sorriso subiu de 3,64% para 3,73% (+2,53%). Lucas passou de 2,42% para 2,52%, variação de 3,92%. Nova Mutum subiu de 2,33 para 2,35 (+0,79).

Outras cidades da região Norte tiveram variações positivas no IPM; Feliz Natal (3,13%), Brasnorte (1,89%), Ipiranga do Norte (8,72%), Itanhangá (5,23%), Juína (1,54%), Nova Santa Helena (1,90%), Nova Ubiratã (2,33%), Santa Carmem (8,31%), Tabaporã (5,94%), Tapurah (0,96%), Terra nova do Norte (2,46%), União do Sul (12,73%) e Vera (8,74%) também registraram aumentos.

Em Mato Grosso, o cálculo do IPM é formado a partir do somatório do índice de seis indicadores: valor adicionado (VA), coeficiente social, área territorial, Unidade de Conservação/Terra Indígena (UCTI), população e receita própria. Desses indicadores, o VA é levantado pela Sefaz e tem peso de 75%, já o coeficiente social e a área territorial equivalem a 11% e 1%, respectivamente, e são indicados pela Secretaria de Planejamento (Seplan). Os índices de UCTI são recebidos diretamente da Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e totalizam 5%. A população e a receita própria possuem peso de 4% cada um e as informações são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Tribunal de Contas do Estado (TCE), respectivamente.

O Índice é aplicado em transferências federais e estaduais realizadas aos municípios como ICMS, Fundo Partilhado de Investimentos Sociais (FUPIS), Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI-Exportação), Fundo Especial do Petróleo (FEP), Auxílio Financeiro para Fomento às Exportações (FEX) e Compensação pela exportação de produtos primários e semielaborados (Lei Kandir).

 

 

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Porto dos Gaúchos
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…