Home Executivo Prefeito e vice de Porto dos Gaúchos participam da XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

Prefeito e vice de Porto dos Gaúchos participam da XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios

4 min ler
0

O prefeito de Porto dos Gaúchos, Vanderlei de Abreu, está em Brasília esta semana, onde participa da XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Acompanhado pelo vice-prefeito Mauro Ferreira, ambos estão engajados nas discussões que buscam soluções para os desafios enfrentados pelos municípios brasileiros.

Uma das principais reivindicações apresentadas pelos prefeitos de todo o país durante o evento são os alarmantes dados que comprometem o equilíbrio fiscal e orçamentário das gestões locais. De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios (CNM), promotora do evento, 49% dos municípios do Brasil estão gastando mais do que arrecadam. A CNM destacou que, no final de 2022, os municípios tinham R$ 69 bilhões em caixa, mas atualmente enfrentam um déficit de R$ 19 bilhões. Esse cenário é agravado por compromissos e obrigações como a criação de pisos salariais para várias categorias, que oneram os cofres municipais.

O presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin, alertou que a crise financeira é preocupante, comprometendo as finanças locais e afetando os investimentos e a prestação de serviços à população. Entre as pautas importantes discutidas na Marcha, que se encerra nesta quinta-feira, dia 23 de maio, estão a desoneração da folha de pagamento, a distribuição dos royalties, precatórios e o custeio do Sistema Único de Saúde.

Durante o evento, a AMM reuniu a bancada federal de Mato Grosso para debater o avanço de matérias na Câmara e no Senado. Este foi um dos momentos mais relevantes da Marcha, pois busca assegurar o apoio dos parlamentares na votação e no progresso de projetos cruciais para os municípios no Congresso Nacional.

Aproveitando a oportunidade, o prefeito Vanderlei de Abreu e o vice-prefeito Mauro Ferreira se reuniram com representantes políticos como o senador Welington Fagundes e o deputado federal Juarez Costa. Durante os encontros, agradeceram pelo apoio que ambos têm dado ao município, especialmente na destinação de recursos, e discutiram novos investimentos futuros.

Fonte: Porto Noticias

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Executivo
Comentários estão fechados.

Verifique também

Vereadora Luciane Bündchen agradece parlamentares federais por recursos destinados a Porto dos Gaúchos

Em uso da tribuna na sessão na noite de segunda-feira, 17 de junho, a vereadora Luciane Bü…