Home Política Presidente da AL acata pedido da OAB e retira Cattani da Comissão de Direitos Humanos

Presidente da AL acata pedido da OAB e retira Cattani da Comissão de Direitos Humanos

4 min ler
0

O presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União Brasil), afastou o deputado Gilberto Cattani (PL) da presidência da Comissão de Direitos Humanos após pedido da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MT). Além do afastamento, o liberal também se tornou alvo da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar após fazer uma declaração comparado mulheres grávidas a vacas prenhas. A publicação do ato deve ocorrer nesta terça-feira (13).

A assinatura do ato normativo ocorreu nesta segunda-feira (12), dia em que Botelho retornou à Assembleia após licença de 55 dias. Conforme a decisão, Cattani será substituído na presidência pelo deputado Max Russi (PSB) e seu suplente, Elizeu Nascimento (PL), assume a função de membro titular.

“Determino a substituição do deputado Gilberto Cattani da presidência da Comissão Permanente de Direitos Humanos, Defesa da Mulher, Cidadania, Amparo à Criança, ao Adolescente e ao Idoso. O deputado Max Russi atuará como Presidente e o deputado Elizeu Nascimento, na qualidade de suplente, ficará responsável pela titularidade dos trabalhos”, diz ato.

Pedido contra Cattani

A presidente da Comissão da Mulher e procuradora-geral da OAB-MT, Glaucia Amaral, cobrou providências da Assembleia no dia 31 de maio sobre as falas Cattani (PL), que durante encontro da Frente Parlamentar Contra o Aborto aparece fazendo analogia entre a gestação de mulheres e de vacas.

“Termos pejorativos utilizados e uma sequência de vídeos em que ele vai intensificando a forma como ele falou, trazendo prejuízos à dignidade das cidadãs matogrossenses”, frisa. A procuradora detalha que no documento foi pedido para que seja apreciada suposta quebra de decoro parlamentar.

Alvo da Comissão

Nesta segunda-feira, Botelho acatou também o pedido da OAB para instalação da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar contra Cattani. Os nomes escolhidos são: Janaina Riva (MDB), indicada pelo Bloco Movimento Democrático Brasileiro, será a presidente; Júlio Campos (União Brasil) pelo Bloco Assembleia Forte; Max Russi (PSB), pelo Bloco Parlamentares Unidos, serão os corregedores; Wilson Santos (PSD), nome do Bloco Experiência e Trabalho, será o vice presidente; e Elizeu Nascimento (PL), pelo Bloco Direita Democrática, segue apenas como membro.

Os suplentes da Comissão são Dr. João (MDB), Dr. Eugênio (PSB), Paulo Araújo (PP), Diego Guimarães (Republicanos) e Cláudio Ferreira (PTB). O prazo para apuração é de 30 dias.

Fonte: Gabriel Rodrigues/RD News

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Aniversário: Prefeitura de Porto dos Gaúchos convida para comemorações que irão acontecer nesta semana

Nesta quinta-feira dia 02 de maio, Porto dos Gaúchos estará em festa para celebrar mais um…