Home Estaduais Professores da UFMT aderem à Greve Nacional em Defesa da Educação

Professores da UFMT aderem à Greve Nacional em Defesa da Educação

4 min ler
0

Os professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) decidiram em assembléia geral extraordinária, realizada na última terça-feira (6), pela adesão à Greve Nacional em Defesa da Educação e contra a Reforma da Previdência proposta pelo Governo Federal. A mobilização acontece na próxima terça-feira (13), na Praça Alencastro, região central de Cuiabá, às 14 horas.

Além da paralisação de todas as atividades, os docentes aprovaram a realização de uma oficina de cartazes na praça em frente ao Restaurante Universitário (RU), a partir das 11h30. De lá, os manifestantes sairão em carreata até a Praça Alencastro, onde será o ato unificado. O sindicato disponibilizará ônibus aos interessados em participar

Durante a análise de conjuntura, os docentes refletiram sobre os motivos que, conforme a Associação, levaram parte da sociedade a acreditar que direitos conquistados pelos trabalhadores ,apareçam, agora, como suposto privilégio.

Além disso, os professores demonstraram a leitura de que, com a imposição do Future-se, em breve os docentes também enfrentarão problemas como os que atingem os trabalhadores terceirizados da universidade: atrasos salariais, remunerações extremamente baixas e condições ainda mais precarizadas. Vale ressaltar que a proposta apresentada pelo Ministério da Educação prevê a contratação de professores via Organização Social (OS), e não mais concursos públicos.

Em maio, dois protestos aconteceram na Capital. Os manifestantes foram às ruas em protesto contra o contingenciamento de recursos anunciado pelo governo Bolsonaro na área da Educação. De acordo com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, a redução de repasses atingirá 3,5% do orçamento total das instituições. O valor, no entanto, equivale a 30% dos recursos que as UFs e IFs têm para gastar com manutenção e investimento em pesquisas, por exemplo, visto que a maior parte do orçamento está toda comprometida e não pode ter destinação alterada.

Por conta do corte financeiro, no dia 16 de julho, a UFMT ficou sem energia elétrica por conta de seis faturas atrasadas, sendo quatro referentes a 2018 e duas a 2019. A concessionária de energia já havia notificado duas vezes a unidade quanto a possibilidade de corte caso não fossem pagas as contas em atraso. Após cerca de oito horas, a Concessionária Energisa restabeleceu a enérgia elétrica após pagamento de R$ 1,8 milhão.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Estaduais
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…