Home Tabaporã Professores de Tabaporã aderiram ao Dia de Luta em Defesa da Previdência e realizaram ato público nesta sexta-feira dia 22

Professores de Tabaporã aderiram ao Dia de Luta em Defesa da Previdência e realizaram ato público nesta sexta-feira dia 22

5 min ler
0

O município de Tabaporã (90-km de Porto dos Gaúchos), foi um dos poucos no estado de MT onde os profissionais da educação aderiram ao Dia Nacional de Luta em Defesa da Previdência, marcado para esta sexta-feira dia 22 de março, atendendo a convocação feita pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE, para um ato de mobilização em Defesa da Previdência.

A data foi definida em conjunto pela CUT, Força Sindical, CTB, UGT, CSB, intersindical Luta e Organização, CSP-Conlutas, Intersindical-Central da Classe Trabalhadora, CGTB e NCST.

Em Tabaporã os profissionais da educação realizaram mobilização na praça no centro da cidade, e receberam apoio de vereadores, que se comprometeram em protocolar a pauta de reivindicação da classe contra a reforma da previdência nos gabinetes dos deputados federais e estaduais de MT, mostrando a indignação e a posição contrária a reforma da previdência.

Para os sindicalistas, esse dia de luta é um aquecimento rumo a uma greve geral em defesa das aposentadorias. Na avaliação dos dirigentes, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 06/2019) que o governo de Jair Bolsonaro (PSL) entregou ao Congresso Nacional na semana passada é muito pior do que a do ilegítimo Michel Temer (MDB), derrubada pelos trabalhadores e trabalhadoras depois da maior greve geral da história, em abril de 2017.

A PEC da reforma de Bolsonaro dificulta o acesso e reduz o valor dos benefícios ao estabelecer a obrigatoriedade da idade mínima de 65 anos para os homens, 62 para as mulheres e aumenta o tempo de contribuição de 15 para 20 anos, além de retirar da Constituição o sistema de Seguridade Social brasileiro.

Educação – Para os professores e as professoras em efetivo exercício na educação básica as regras para os futuros docentes (redes públicas e privada) exigirão 60 anos de idade e 30 anos de contribuição, para ambos os sexos! Já a regra de transição para os/as atuais professores/as do nível básico em efetivo exercício foi piorada, exigindo-se, por exemplo, no caso dos servidores públicos, a idade mínima de 60 anos (ambos os sexos) para se obter a integralidade dos proventos, aos que ingressaram até 31.12.2003.

Para todos os demais, inclusive aqueles que ingressaram na data supracitada mas que não alcançarem 60 anos de idade, valerá a regra geral de 60% do total da média remuneratória, a partir dos 20 anos de contribuição, acrescido de 2% a cada ano adicional, podendo totalizar 100% da remuneração aos 40 anos de contribuição.

Fonte: Porto Noticias

 

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Tabaporã
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…