Home Juara Reconhecimento ao Pioneirismo: Dalmir Dionei Barela Iori, o “Nenão”, receberá título de cidadão Juarense

Reconhecimento ao Pioneirismo: Dalmir Dionei Barela Iori, o “Nenão”, receberá título de cidadão Juarense

7 min ler
0
Nenão da VMX/Reprodução

A câmara de vereadores de Juara vai homenagear um de seus pioneiros, Dalmir Dionei Barela Iori, mais conhecido como “Nenão” ou Neno da VMX”, com título de cidadão juarense. A honraria é um reconhecimento ao seu destacado papel no desenvolvimento da região, consolidado ao longo de décadas.

Morador de Juara desde 1979, Nenão contribuiu de maneira significativa para o progresso local. Inicialmente, chegou à cidade para exercer a profissão de mecânico. Em 1983, se casou com a senhora Sonia Semensatto, com quem teve dois filhos. Sua trajetória profissional evoluiu, passando por atividades como proprietário de ferro velho e, em parceria com o sogro in-memoriam, no ramo madeireiro.

Após esse período, o empreendedor Nenão atuou como corretor de imóveis na região. Há aproximadamente 17 anos, integra a equipe da VMX Agropecuária em Porto dos Gaúchos, onde desempenha função administrativa. Durante esse tempo, participou ativamente, junto com o grupo, do desenvolvimento de diversas causas sociais em prol da comunidade, beneficiando todos os municípios do vale do Arinos.

A concessão do título de cidadão juarense a Nenão foi apresentada pelo vereador Leo Boy, e aprovada por unanimidade na câmara de vereadores de Juara. A solenidade de entrega da honraria está agendada para o próximo dia 05 de dezembro, em um evento que promete reunir amigos, familiares e autoridades locais para celebrar o legado e a contribuição de “Nenão” para o desenvolvimento de Juara.

Mecânica de Paulo e Dalmir Iori conhecido como Nenão da VMX em Juara no ano de 1984. Foto arquivo Dr. Bruno Iori

Veja breve biografia de Nenão desde que chegou em Juara.

Dalmir Dionei Barela Iori, filho de Mercedes Barela Iori e Daltro Iori, nascido em 20 de agosto de 1959 na cidade de Jandaia do Sul, estado do Paraná, mudou se na data de 30 de janeiro de 1979  para Sinop – Mato Grosso com seus pais e irmãos.

Em 01 de abril de 1979 mudou-se para Juara – Mato Grosso, para trabalhar de mecânico para José Domingos Schmidel na oficina Auto CarMaq.

Posteriormente foi trabalhar de mecânico na oficina São Miguel de propriedade de Rafael Pivato.

Depois foi trabalhar na Mecânica São Miguel, para os irmãos de Souza (Fileno, Derlênio, Heleno, Galeno, Renan e Paulo Bogo).

Após trabalhar na Mecânica São Miguel, juntamento com Paulo Bogo, Nenão fundou a Mecânica Paulo e Neno.

Na data de 05 de novembro de 1983 casou-se com Sônia Maria Semensatto Iori, deste matrimônio tiveram dois filhos que são nascidos em Juara, Evandro Barela Iori e Bruno Ricardo Barela Iori.

Após o termino da sociedade com Paulo Bogo, abriu o Ferro Velho do Neno, permanecendo por 4 (quatro) anos, onde hoje está estabelecido a empresa Alvorada Agropecuária.

Após fechar o ferro velho, Neno, abriu em conjunto com seu saudoso sogro Ricardo Semensatto, uma madeireira no Jardim California, por 3 (três) anos.

Com o fechamento da madeireira, por um longo período ele trabalhou como corretor, na venda de imóveis rurais e urbanos.

Aproximadamente a 17 anos, Nenão trabalha no município do Porto dos Gaúchos, administrando a VMX Agropecuária.

No ano de 2023 com o grupo de 18 pessoas na administração ele foi um dos idealizadores do I Encontro de Pioneiros de Juara, realizado no espaço da Acrivale, com a presença de mais de 561 pessoas inscritas;

No ano de 2023, também foi um dos idealizadores da criação da Associação dos Pioneiros de Juara para catalogar cada pioneiro e assim obter vantagens em descontos nas compras junto ao comércio local de Juara;

Para o ano de 2024, com demais idealizadores planejam o II Encontro de Pioneiros de Juara sugerido para o mês de dezembro;

Fonte: Porto Noticias/Historia de Juara

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Juara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Vereadora Luciane Bündchen agradece parlamentares federais por recursos destinados a Porto dos Gaúchos

Em uso da tribuna na sessão na noite de segunda-feira, 17 de junho, a vereadora Luciane Bü…