Home Política Rosa Neide visita Fazenda Experimental da UFMT e anuncia investimentos para pesquisa e extensão em agroecologia

Rosa Neide visita Fazenda Experimental da UFMT e anuncia investimentos para pesquisa e extensão em agroecologia

6 min ler
0

A deputada federal Professora Rosa Neide (PT) visitou na sexta-feira (19), a Fazenda Experimental da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), localizada no município de Santo Antônio de Leverger. No local, a deputada se reuniu com o reitor Evandro Soares, professores, professoras, movimentos sociais, agricultores e agricultoras familiares, técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa Agropecuária (EMPAER), secretários municipais e com o deputado estadual Valdir Barranco (PT).

Professora Rosa Neide destinou cerca de R$ 2 milhões em emendas, para a UFMT investir na realização de projetos de pesquisa e extensão, visando entre outras ações, o fortalecimento da Agricultura Familiar em Mato Grosso. Parte desses projetos são realizados na Fazenda, sob coordenação dos professores Henderson Nobre e Adriano Cirino, da Faculdade de Agronomia e Zootecnia campus Cuiabá.

Entre os recursos destinados está R$ 350 mil para aquisição de uma Patrulha Mecanizada, equipada com todos os implementos agrícolas necessários ao trabalho de pesquisa e extensão na Fazenda.

Parte dos recursos também darão início às obras de estruturação do Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia (CVT Agroeco), que será erguido no local. O projeto do Campo a Mesa, que já oferta assistência técnica a comunidades de camponeses e Cooperativas da Agricultura Familiar na baixada cuiabana, também está contemplado com verbas da deputada. Ambos projetos são coordenados pelos professores Henderson e Adriano.

A parlamentar também encaminhou verbas para implementação de quintais produtivos no município de Poconé. A oferta de mudas, assistência técnica e apoio para o cultivo nas residências e lotes será efetuado pelos profissionais que atuam no projeto, coordenado pelos dois professores da Agronomia.

Em discurso, Rosa Neide destacou que é sua obrigação como parlamentar apoiar a Agricultura Familiar e projetos científicos, que visam o desenvolvimento da agroecologia em nosso Estado. “São os camponeses e camponesas em pequenas propriedades, em ambiente familiar, são vocês das comunidades que produzem 70% dos alimentos que chegam à mesa das famílias brasileiras. Vocês produzem alimentos saudáveis, sem o uso de agrotóxicos. Por isso vocês tem todo meu apoio, tem o apoio dos professores e dos pesquisadores da UFMT, que estão aqui para que aumentem cada vez mais a produtividade, para que consigam comercializar e obter renda. Enquanto estiver como deputada federal continuarei junto com vocês”, afirmou a deputada.

O reitor Evandro e os professores Henderson e Adriano agradeceram a deputada Rosa Neide e o deputado Barranco pelo apoio à agroecologia e afirmaram que a UFMT continuará cumprindo seu papel no ensino, pesquisa e extensão, com olhar para as comunidades.

“Agradeço muito a Professora Rosa Neide. Além de todas as ações que estamos desenvolvendo, vamos realizar o sonho de construir o Centro Vocacional Tecnológico em Agroecologia (CVT Agroeco), com o apoio da deputada”, destacou o professor Henderson.

Para a representante da Cooperativa de Agricultores e Agricultoras Familiares de Nossa Senhora do Livramento/MT (COOPERNOSSASENHORA), o apoio dos pesquisadores tem sido fundamental para auxiliar na produção e comercialização das Cooperativas da região. Ela citou que Professora Rosa Neide é parceira não somente dos agricultores familiares da baixada cuiabana, mas de todo Estado. “Que essa parceria da deputada com a UFMT continue para seguirmos avançando na construção da agroecologia”, disse.

A atividade na Fazenda também contou com participação da professora Rafaela, da UFMT campus Sinop, que desenvolve o Projeto Gaia. O projeto de extensão realizado pela educadora e estudantes apoia agricultores familiares da região Norte.

Assessoria

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Política

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − dez =

Verifique também

Prefeitura de Porto dos Gaúchos vai implantar programa Porteira Adentro que visa beneficiar pequenos produtores

Pensando no pequeno produtor rural, que muitas vezes não tem condições de arcar com a manu…