Home Ultimas Notícias Saiba como consultar quanto dinheiro há em seu FGTS

Saiba como consultar quanto dinheiro há em seu FGTS

6 min ler
0

O governo Bolsonaro deve anunciar na quinta-feira a liberação de saque das contas doFundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). E, enquanto a medida não está em vigor, o trabalhador pode aproveitar para ver o quanto tem de recurso acumulado nas contas.

Em 2017, o governo Temer liberou o saque das contas inativas, que são aquelas que pararam de receber depósitos, mas não tiveram movimentação, seja porque o trabalhador pediu demissão ou foi demitido por justa causa. A ideia da equipe econômica de Bolsonaro é liberar o saque das contas ativas, isto é, as que estão recebendo recursos porque o trabalhador está empregado. Os saques, porém, devem ser limitados a um percentual, dependendo de quanto dinheiro o cidadão tem nas contas.

Enquanto aguarda as medidas e o as informações do saques é possível consultar o quanto há de recursos nas contas. A consulta é feita na Caixa Econômica Federal, que é quem aloca o dinheiro. É possível fazer a verificação em uma agência do banco, mediante a apresentação de documento oficial (RG, CPF e carteira de trabalho). Também é possível consultar o exrato sem sair de casa, por meio do site da Caixa.

Para isso, é necessário cadastrar uma senha. Tenha em mãos o número do NIS/PIS. Esse dado pode ser encontrado no Cartão do Cidadão, na Carteira de Trabalho, extrato impresso do FGTS ou no site Meu INSS. Após informar o número do NIS/PIS e clique em “cadastrar senha” . Preencha seus dados e faça o login para acessar a conta.

O site vai mostrar informações sobre todas as contas de FGTS que o trabalhador já teve, pois a cada emprego, é criada uma nova para receber os depósitos mensais de 8% do valor do salário. O extrato mostra inclusive as contas que já tiveram saques efetuados. O FGTS é um direito do trabalhador que trabalha em regime CLT.

Com a mesma senha, é possível checar as informações no aplicativo do FGTS, disponível para celulares com sistema operacional iOS ou Android. No site ou aplicativo é possível se cadastrar para receber mensalmente as informações por SMS ou e-mail. A outra opção para consultar os recursos é o papel. Há cada dois meses, a Caixa manda para a residência do trabalhador um extrato.

Quem pode mexer
O Fundo de Garantia pode ser sacado quando o trabalhador é demitido sem justa causa de seu emprego. Além dessa condição, há outras regras que permitem a movimentação dos recursos. Fora destes casos, é necessária uma liberação do governo, como ocorreu em 2017 e deve ser anunciada nesta semana. É possível sacar os recursos quando:

Aposentadoria
Ao ficar três anos desempregado, o saque pode ser feito a partir do mês do seu aniversário
Compra da casa própria, liquidar, amortizar ou pagar prestações de financiamento habitacional
Acordo de rescisão de trabalho, que libera 80% do fundo
Doenças graves como AIDs, câncer ou em estágio terminal (titular ou dependente)
Morte do titular da conta
Desastres naturais que atinjam a casa do trabalhador, se o governo tiver decretado estado de calamidade ou situação de emergência

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…