O PROJETO + CULTURA, localizado na Avenida Theodoro Rezer (antiga UDR), terá início das inscrições para os interessados em participar das atividades na segunda-feira dia 17 de julho, a partir das 08hs.
Esse Projeto foi implantado nesta gestão do secretário Janderson Perin no comando da secretaria, em substituição ao Projeto Pulsação, o qual está desativado desde o início da Pandemia.
Conforme informou o secretário, o projeto inicia neste primeiro momento com atividades de aula de violão, teclado, bateria, fanfarra, artesanato em madeira e outros. Logo também estará desenvolvimento novas atividades como exposições de artes, oficinas de curta duração, além de cumprir a lei 674/2018 que institui que cria a Orquestra Sinfônica Municipal de Porte Básico de Porto dos Gaúchos.
O Projeto Mais Cultura, que será coordenado por Rosilda de Moraes, que entrou para o time da secretaria recentemente como chefe do Departamento de Cultura, traz um novo modelo de valorização da dimensão simbólica (ou cultural) e da diversidade cultural pautada sob cinco princípios norteadores;
- Diversidade Cultural: valorizar, proteger e promover a diversidade das expressões culturais do município como forma de garantir a sua originalidade, a sua força e seu potencial de crescimento.
- Inclusão social: garantir a inclusão integral de segmentos da população que em situação de vulnerabilidade social por meio da formação e qualificação profissional e da geração de oportunidades de trabalho, renda e empreendimento criativos.
- Sustentabilidade: promover o desenvolvimento do município e de seus habitantes garantindo a sustentabilidade ambiental, social, cultural e econômica.
- Inovação: Fomentar práticas de inovação em todos os setores da cultura e criativos, em especial naqueles cujos produtos são frutos da integração entre novas tecnologias e conteúdos culturais.
- Aprendizado: Promover a jovens e crianças, o desenvolvimento integral por meio da arte e cultura, que levam a superação de desafios e fortalecimento pessoal.
Os interessados podem comparecer na sede do projeto a partir de segunda-feira dia 17 para a inscrição. A idade para participação em cada oficina varia de acordo com atividade, sendo que para todas é exigida idade minima de 07 anos.
Fonte: Porto Noticias