Home Porto dos Gaúchos Sem visitas presenciais, presos da cadeia publica de Porto dos Gaúchos se comunicam por videochamadas

Sem visitas presenciais, presos da cadeia publica de Porto dos Gaúchos se comunicam por videochamadas

4 min ler
0

Eles também podem receber e enviar e-mails; cartas que chegam passam por esterilização

As unidades penais de Mato Grosso têm permitido que reeducandos falem com suas famílias em visitas virtuais e os liberam também, para ler e-mails e cartas. Essa é a alternativa, em tempos de coronavírus.

De acordo com o secretário de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, a inovação foi necessária para garantir o direito dos apenados ao recebimento de visitas já que as físicas estão suspensas como combate ao coronavírus dentro das unidades mato-grossenses.

“A população carcerária também tem o direito de receber informações de seus familiares, e assim, minimizar os efeitos da suspensão das visitas físicas. Além disso, é uma forma de impedir que a pandemia atinja o sistema prisional”, destacou o secretário.

Chamadas por vídeo ou áudio

As visitas virtuais ocorrerão por agendamento prévio, conforme regulamento de cada estabelecimento penal, de segunda a sexta-feira, por meio de chamada de áudio/vídeo.

Cada unidade prisional deverá obedecer a capacidade operacional contabilizando tempo para que todos tenham a oportunidade de rever familiares e amigos.

De acordo com o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Emanoel Alves Flores, somente será permitida a realização de uma visita virtual de uma pessoa por recuperando e tem que ser entre os visitantes já cadastrados.

A Secretaria de Segurança Pública, por meio da adjunta de Administração Penitenciária também regulamentou o envio e recebimento de cartas e e-mails durante o período da pandemia de Covid-19.

“O objetivo é garantir o direito à visita, resguardar a vida dos servidores penitenciários e dos custodiados e minimizar os efeitos da suspensão das visitas presenciais”, destacou.

“As chamadas serão assistidas por servidores penitenciários, preferencialmente da segurança ou do quadro técnico. Tudo isso, atentando-se aos critérios de segurança”, explicou.

Cartas e correspondências

Cartas e correspondências também serão submetidas a análise criteriosa e submetidas a uma esterilização antes de chegar nas mãos do destinatário e  de lidepoisda, será arquivada.

Mas os reeducandos só poderão se comunicar com pessoas que constam na lista de visitantes. “Se por exemplo, ele solicitar uma chamada de vídeo, ou receber uma carta de uma pessoa que não está na lista, essa comunicação não será realizada. Não iremos fazer a chamada e se for uma carta ou e-mail, não iremos entregá-lo”, ressaltou o secretário adjunto.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Porto dos Gaúchos
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…