A Secretaria de Meio Ambiente e Turismo de Porto dos Gaúchos – SEMATUR, marcou presença recentemente na 40ª edição do Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres-MT. O evento, renomado mundialmente, foi uma oportunidade para a SEMATUR expor os trabalhos de artesãos do município, valorizando a cultura local e promovendo o turismo da região.
A secretária da SEMATUR, Andyra Piovesan, liderou a viajem a Cáceres, acompanhada por dois representantes de destaque da classe artística de Porto dos Gaúchos: Eliane Schaedler e Elpídio Marafigo, carinhosamente conhecido como “Neto”. O artista “Neto” é reconhecido no município por suas diversas obras, incluindo uma escultura simbólica localizada na praça central da cidade. Essa obra representa o trato das araras-canindé, uma tradição que se mantém há mais de 65 anos na residência oficial da família dos colonizadores de Porto dos Gaúchos.
Durante o evento em Cáceres, os representantes de Porto dos Gaúchos expuseram seus trabalhos, encantando o público com suas esculturas e pinturas. Além disso, aproveitaram a oportunidade para divulgar a cidade e seus atrativos turísticos. A secretária Andyra Piovesan também fez contatos importantes para promover o Festival de Pesca do Vale do Arinos (Fespeva), que será realizado em agosto, em Porto dos Gaúchos.
“Fomos participar da FIPE de Cáceres para apresentar e expor as esculturas do Neto, as pinturas da Eliane e também as produções dela na agricultura familiar. Além de divulgarmos os artistas, também levamos o nome de Porto dos Gaúchos para um público maior”, ressaltou Andyra.
A participação da SEMATUR no Festival Internacional de Pesca Esportiva de Cáceres não apenas fortaleceu a cultura e o turismo de Porto dos Gaúchos, mas também abriu portas para futuras parcerias e intercâmbios entre os municípios, promovendo o desenvolvimento socioeconômico da região e valorizando os talentos artísticos locais.
Fonte: Porto Noticias