A Secretaria de Estado de Segurança Pública e a Prefeitura de Porto dos Gaúchos celebraram na tarde desta quarta-feira (08.09) um Termo de Cooperação para a reforma do Sistema de Tratamento de Esgoto com Fossa Séptica na Cadeia Pública da cidade.
O município vai elaborar o projeto para execução da obra, fornecer os materiais relacionados na Planilha Quantitativa, fiscalização da obra, dentre outros deveres previstos. A obra será executada com a mão de obra dos recuperandos da unidade.
Para o prefeito de Porto dos Gaúchos, Vanderlei de Abreu, o termo de cooperação foi a saída jurídica legal para que o município pudesse investir em melhorias na Cadeia Pública da cidade. Ele vê na parceria, uma forma de retribuição.
“Eles ajudam muito o município. Os reeducandos trabalham varrendo as ruas, cuidam das praças, fazem a poda das árvores, tem uma marcenaria comunitária lá, fábrica de tijolo é uma forma de somar com a sociedade”.
Dez reeducandos trabalham no município e recebem um salário mínimo pelos serviços prestados, além de ter a remição da pena.
Para o secretário adjunto de Administração Penitenciária, Jean Gonçalves, é importante o apoio das prefeituras com o sistema penitenciário, porque isso também é investimento em segurança pública.
Também participaram da reunião o vereador de Porto dos Gaúchos tenente Donizete, os secretários adjuntos de Administração SIstêmica, Lodir Manoel Heitor, de Segurança Pública, Carlos George Davim, de Administração Penitenciária, Jean Goançalves e o de Integração Operacional, coronel PM Juliano Chiroli.