ASSISTA A SESSÃO
Os vereadores de Porto dos Gaúchos se reuniram para mais uma sessão ordinária na noite de segunda-feira, 18 de novembro. Na ocasião deliberam sobre projetos encaminhados pelo poder executivo e indicações e requerimentos de informações propostos pelos parlamentares. Todas as matérias apresentadas foram aprovadas por unanimidade.
Projetos apresentados
Os projetos do poder executivo, aprovados na sessão foram; 61/2024, que Institui a Semana Municipal de Combate à violência contra a mulher, nas escolas das redes públicas e privadas do município; e os projetos 62, 63 e 64/2024, todos tratando sobre abertura de créditos adicionais suplementares.
Na mesma linha de raciocínio do projeto do executivo, a vereadora Luciane Bündchen apresentou projeto de Lei do Legislativo que instituí a Semana Municipal de Prevenção à Violência Doméstica e familiar contra a mulher a ser realizada todos os anos na última semana do mês de agosto.
Indicações
Leandro Budke indiciou sinalização viária na rua Rio de Janeiro.
Ângela Piovesan indicou a necessidade de médico Oftalmologista para realização de cirurgias de catarata em idosos no município, e a manutenção e desentupimento dos bueiros da Avenida Cerro Largo.
Luciane Bündchen indicou construção de estacionamento nas laterais da Avenida Santo Ângelo em frente ao Cemitério Municipal; instalação de Parquinho e banco na Praça Leopoldina Wilke; a possibilidade de implantação do REFIS 2024; regularização dos terrenos localizados na Rua Rudi Gilberto Wathier; aquisição de celular e ar condicionado para o PSF Jaime Pereira Frank e o pagamento de insalubridade sobre o piso salarial e incentivo anual para ACS e ACDs do município.
Requerimentos de informações
O vereador presidente Leandro Budke, apresentou requerimento solicitando informações detalhada dos valores arrecadados com as inscrições do último Fespeva, e eme anexo cópia do aditivo contratual firmado com a empresa responsável pelo pagamento dos fiscais do evento e relação completa dos gastos efetuados com os fiscais.
Ângela Piovesan apresentou três Requerimentos de informações. Um para obter lista com a quantidade de idosos que estão aguardando consulta oftalmológica e cirurgia de carata no município, um requerimento para que o poder executivo esclareça os motivos pelos quais não estão sendo realizados os pagamentos dos incentivos às Agentes Comunitárias de Endemias (ACE) e aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e qual a previsão de pagamento, e ainda para que o poder público informe quem é o responsável pelo serviço de recolhimento de folhas secas nas residências da cidade, e qual é o cronograma de coleta nos bairros.
Nas comunicações parlamentares, os vereadores explanaram sobre diversos assuntos:
Valdir Bobbi clamou mais uma vez pelo apoio da classe politica contra o fechamento da escola Renato Spinelli na Gleba São João e cobrou desaguadores em rua especifica da comunidade.
Professor Enos agradeceu pelo apoio obtido no poder legislativo em quase oito anos de legislatura, destacando que não concorreu a reeleição por motivos pessoais, mas que não descarta a possibilidade um dia voltar a candidatura.
Tampinha parabenizou a secretaria de Cultura pela realização do 25º Fescapo.
Ivo Castro parabenizou as indicações propostas na câmara e cobrou estacionamento na rua Paulo Rezer.
Luciane Bündchen destacou a importância do dia da consciência negra, pediu conscientização contra o preconceito racial, e por campanhas de prevenção a dengue no município.
Ângela Piovesan cobrou verbalmente realização de indicação sua sobre iluminação publica no trevo de Novo Paraná e em rua especifica da cidade. A parlamentar tambem cobrou o executivo sobre a constante falta de medicamentos na rede publica e a falta de materiais para exames no laboratório municipal, informado por munícipes.
Leandro Budke manifestou preocupação sobre possível encerramento das aulas no período noturno na escola Estadual José Alves Bezerra, pediu que a secretaria de Cultura providencie decoração natalina na cidade, tambem a secretaria de Saúde pela falta de medicamentos básicos na rede pública para pacientes, pediu respostas sobre vários requerimentos já protocolados por ele, e que ainda não foram respondidos pelo poder executivo.
Fonte: Porto Noticias
Gostou dessa publicação? Colabore com a manutenção do Portal.
Faça uma doação PIX de qualquer quantia na chave CNPJ: 09452059000195