Home Ultimas Notícias Sintep diz que norma sobre hino é atentado contra democracia

Sintep diz que norma sobre hino é atentado contra democracia

3 min ler
0

A nota enviada pelo Ministério da Educação (MEC) que sugere a filmagem dos alunos cantando o hino nacional, bem como a leitura de uma carta com o slogan utilizado na campanha do presidente Jair Messias Bolsonaro (PSL), é um atentado contra a própria democracia nas unidades escolares, segundo o Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT).

O presidente do Sintep-MT, Valdeir Pereira, destaca que o corpo docente e os gestores das escolas não irão seguir a sugestão do MEC. “As unidades já têm a sua rotina, que já incluem cantar o Hino Nacional. O que causa estranheza e revolta é a indicação de filmar os alunos cantando e ainda de ler a nota”. Conforme ele, o ideal seria fazer vídeos para mostrar as condições precárias que os professores e alunos enfrentam durante as aulas.

A nota do MEC foi enviada no fim dessa segunda-feira (25) com um pedido de cumprimento voluntário para que fosse lida no primeiro dia letivo deste ano a seguinte carta: “Brasileiros! Vamos saudar o Brasil dos novos tempos e celebrar a educação responsável e de qualidade a ser desenvolvida na nossa escola pelos professores, em benefício de vocês, alunos, que constituem a nova geração. Brasil acima de tudo. Deus acima de todos!”. As últimas frases foram utilizadas pelo presidente Jair Bolsonaro ainda no processo de campanha eleitoral.

No e-mail em que a carta foi enviada, pede-se ainda que, após a sua leitura, professores, alunos e demais funcionários da escola fiquem perfilados diante da bandeira do Brasil, se houver na unidade de ensino, e que seja executado o Hino Nacional.

Além disso, solicita que um representante da escola filme (com aparelho celular) trechos curtos da leitura da carta e da execução do hino. De acordo com o MEC, a atividade faz parte da política de incentivo à valorização dos símbolos nacionais.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…