Home Estaduais Sintep mantém estado de greve e convoca paralisação imediata em caso de retomada das aulas presenciais

Sintep mantém estado de greve e convoca paralisação imediata em caso de retomada das aulas presenciais

5 min ler
0

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Púbico de Mato Grosso (Sintep/MT) aprovou, na última segunda-feira (08), a continuidade do estado de greve da categoria e a convocação imediata de uma paralisação em todo o Estado, caso o governo decida retomar as aulas presenciais sem vacina para toda a população.

Além disto, a categoria também exige que a Secretaria de Educação (Seduc) não mantenha qualquer forma de trabalho presencial até que todos os profissionais da educação e estudantes estarem imunizados contra a Covid-19 e garanta aos educadores todas as condições para o desenvolvimento do trabalho remoto para atender de forma integral à todos os alunos

A categoria também quer a imposição da Seduc em implantar o “Plantão Tira-Dúvidas“ presencial aos alunos. “O governo deve estabelecer de imediato mesa de negociação com o sindicato para tratar da pauta de reivindicação e da campanha salarial”.

“O ponto principal é de que só há segurança de retorno se houver a imunização da população, caso contrário, é um risco muito grande. O prejuízo se concretiza com várias pessoas se contaminando. Até janeiro, tivemos 30 profissionais da educação que faleceram, mesmo com atividades remotas, imagina com a retomada sem a imunização”, declarou o presidente na segunda-feira

Para Valdeir, é correto o plano de imunização aplicado, que prioriza os trabalhadores da Saúde e da segurança. Segundo ele, mesmo imunizando os alunos e professores, ainda há muito risco envolvido de se aglomerar todos em uma sala de aula. Isso porque os imunizantes disponibilizados até o momento não tem uma eficácia completa contra a Covid-19.

“Se o governo sinalizar o retorno presencial, a greve não está descartada. Acredito que a categoria já tenha amadurecido as dificuldades, em relação às pessoas que perdemos durante esta pandemia. Com certeza, vão exercer a atividade de paralisação em defesa da vida”, disparou o presidente.

No domingo (07), o Sintep encerrou o primeiro Conselho de Representantes (CR) de 2021 com agenda de lutas e encaminhamentos para a Assembleia Geral da categoria, nesta segunda-feira (08). As deliberações apresentaram a defesa da vida, com volta às aulas presenciais apenas com vacinação; pela derrubada do veto ao PLC 36/2020; por ‘Fora Bolsonaro’ e ‘Fora Mauro Mendes’!

Retomada das aulas

Foram retomadas nesta segunda-feira (08), em todo a rede estadual, as aulas na modalidade de ensino não presencial, devido ao crescimento de casos de Covid-19 nas últimas semanas e, consequentemente, a alta demanda por leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Mato Grosso, que está próximo de 80%.

 

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Estaduais
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…