Home Estaduais Sintep/MT afirma que volta às aulas durante pandemia é colocar em risco a saúde da população

Sintep/MT afirma que volta às aulas durante pandemia é colocar em risco a saúde da população

6 min ler
0

O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) é contrário a volta às aulas na rede pública com um cenário de pandemia que ainda ameaça a saúde da população. A avaliação dos dirigentes sindicais foi manifestada após estudo ao Decreto estadual nº 462, publicado ontem (22.04) pelo governo estadual. Nas mídias, o governador Mauro Mendes anunciou que estuda retomada do ano letivo ainda no mês de maio.

Com base no decreto, a flexibilização se baseia nos números de casos notificados e no número de leitos de UTI’s e clínicos, disponíveis para atender as vítimas de Convid-19 em Mato Grosso. Tanto que utiliza como parâmetro para a retomada de atividades, o comprometimento de 60% dos leitos de UTI disponíveis. Anunciando inclusive um bônus estadual que é a UTI aérea, para deslocamento de vítimas.

Notificações

O sindicato alerta que em momento algum no texto foi apresentado orientação para controle da pandemia, baseado em curva de notificações. Uma ferramenta utilizada pelos especialistas para medir o avanço, estabilidade e controle da proliferação do vírus. Sem o foco no estágio da contaminação, a flexibilização estaria sendo realizada no escuro, pois os números de contágio podem estar baixos devido a medida de isolamento. “O governo cede a pressão do setor econômico para voltar as atividades”, argumenta Valdeir Pereira, presidente do Sintep/MT.

Segundo o presidente do Sintep/MT, a política adotada pelo governo de Mato Grosso se manteve alinhada com as recorrentes práticas do seu governo. Valdeir destaca a opção pelo contingenciamento durante a crise de saúde, quando desempregou profissionais contratados da educação. “A suspensão do processo de atribuição de aulas/vagas nas escolas foi uma opção administrativa. Assim como o fato de não ter promovido nenhuma prática de assistências as famílias que ficarão vulneráveis durante o isolamento”, destaca.

Risco

Para o Sindicato a retomada das aulas nas escolas públicas é uma ameaça ainda maior, pois fará com que a aglomeração seja um caminho fértil para o contagio. Na escola as medidas preventivas são consideradas inviáveis. Primeiro porque o distanciamento é impossível para uma sala de aulas das redes públicas. “Teriam que dobrar o número de salas nas escolas para acomodar todos os estudantes, nessa distância”, alerta.

Valdeir cita ainda não haver profissionais suficientes para manter a limpeza e higienização das salas como preconiza as práticas de saúde. Mesmos os pais não sentem segurança em levar seus filhos para as escolas. E os profissionais da educação estarão desprotegidos, porque muitos fazem parte do grupo de risco”, afirma o presidente do Sintep/MT.

Quanto ao argumento do calendário escolar a secretária adjunta de Políticas Educacionais, Maria Luiza Zanirato, esclarece que segundo debate nacional junto ao Fórum Nacional Popular de Educação, a orientação é para que a discussão seja retomada quando houver segurança, e poderá ter diferentes configurações conforme cada comunidade escolar optar.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Estaduais
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…