Home Estaduais UFMT se prepara para iniciar testes de coronavírus em Sinop

UFMT se prepara para iniciar testes de coronavírus em Sinop

6 min ler
0

A partir da primeira semana de maio, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), câmpus de Sinop, irá realizar testes para detecção do novo coronavirus em pacientes de 15 munícipios da região norte do Estado. A equipe técnica que atuará diretamente nos diagnósticos é formada por oito professoras da UFMT, duas médicas veterinárias do Hospital Veterinário (HOVET) e uma servidora administrativa da Universidade.

Com a adaptação do laboratório da Instituição, estima-se que será possível realizar entre 15 e 30 amostras por dia.

Atualmente está sendo investido um local no câmpus exclusivo para os testes de detecção do novo coronavírus. A Universidade tem parte dos equipamentos necessários para a realização técnica, porém, já que nunca foi trabalhado com amostras altamente infecciosas que demandam um nível de biossegurança maior para serem manipuladas, é preciso realizar uma adaptação do laboratório.

Para isso, foi feita uma parceria com a Usina Hidrelétrica de Sinop, o Rotary Club e o Laboratório Central de Mato Grosso (LACEN-MT), com o intuito de adquirir os demais equipamentos e materiais de proteção, além de possibilitar a identificação precoce da doença.

“Para efetuar o diagnóstico é necessários ferramentas específicas para realizar a técnica de RT-PCR, que é de biologia molecular, ou seja, vamos detectar o vírus em amostras biológicas. Alguns dos equipamentos necessários a UFMT já possui, mas precisamos também de uma cabine de segurança biológica NB2 tipo A2, que garante a segurança da equipe, porque é feita a manipulação de um material muito infeccioso, e materiais de consumo para realizar a técnica. Desta forma, a parceria foi importante na aquisição dos materiais que faltavam para adaptar o laboratório”, explica a coordenadora do projeto, professora Gisele Facholi Bomfim.

De acordo com a docente, a técnica RT-PCR detecta a presença do RNA do vírus, e geralmente diagnóstica a infecção no início, assim o resultado pode ser positivo do terceiro ao oitavo dia de infecção, após iniciar os sintomas. “Estamos vivendo uma pandemia de fácil contágio, em que há milhares de casos e de mortes no Brasil. Diante disso, a importância do diagnóstico é fundamental para o conhecimento do caso clínico dos pacientes e para a tomada de medidas de contingenciamento e proteção da população. O investimento que está sendo feito pode ser considerado baixo, já que a UFMT tem parte dos equipamentos necessários para os testes, o espaço físico e os recursos humanos especializados, cedidos pela Instituição”, afirma.

A coleta dos materiais clínicos de pessoas suspeitas de infecção não será feita na UFMT. A equipe técnica irá receber o material coletado para diagnóstico, que será encaminhado a partir da Secretaria de Saúde. É estimado que o início dos diagnósticos ocorra dentro da primeira quinzena de maio, com capacidade para realizar quinze testes por dia, podendo dobrar este número de acordo com a necessidade da região e da disponibilidade dos materiais de consumo presentes no laboratório.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Estaduais
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…