Home Juara Unemat fará curso para produção de sabão em Juara

Unemat fará curso para produção de sabão em Juara

5 min ler
0

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) vai desenvolver em Juara, no Vale do Arinos, um curso de extensão totalmente on-line de produção de sabão, a fim de compartilhar saberes durante a pandemia do coronavírus. As inscrições começam no dia 20 de abril e seguem até o dia 24 e poderão ser feitas por meio do WhatsApp.

O curso extensão “Campanha contra o Covid-19: Produção de sabão e saberes no Vale do Arinos” destina-se a moradores do Vale do Arinos que se enquadrem nos seguintes critérios: participem do grupo Mulheres ComVidas (Coletivo de Mulheres pela Vida do Vale do Arinos); sejam filiados ou filiadas dos sindicatos parceiros (Sintesmat, Adunemat, Sintep,) membros da Akamu (Associação de Mulheres Indígenas Apiakas, Kayabi e Munduruku), ou sejam povos indígenas da T.I. Apiaka-Kayabi. O curso tem carga horária de 40 horas e será totalmente a distância por meio de grupo de WhatsApp e terá início no dia 25 de abril e término no dia 30 de maio.

A professora Amanda Pereira da Silva Azinari, que é a coordenadora do curso de extensão explica que a ação tem dois momentos. O primeiro, que já está em andamento consiste na arrecadação de materiais para produção de sabão como óleo de cozinha, açúcar, sebo e soda, além de produtos de limpeza como desinfetante bactericida, sabão em barra/pó, água sanitária e sabonetes. Quem desejar doar esses itens podem entregar no Comercial Vitória, Super Bela Vista e Santa Fé Supermercado no bairro Itapuã.

Todos os itens arrecadados, e também o sabão que for produzido durante o curso, que é o segundo momento da campanha, serão destinados  às comunidades vulneráveis no município de Juara que estão  cadastradas/mapeadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social e também para as  aldeias indígenas da Terra Apiaká-Kayabi.

A ideia desse curso é aliar o conhecimento em educação ambiental, uma vez que o óleo de cozinha utilizado será reutilizado na produção de sabão líquido, bem como garrafas plásticas descartáveis serão usadas para a armazenar os produtos de limpeza. Outro viés do curso de extensão se ampara na Educação Popular, já que tem um caráter dialógico que visa sensibilizar a sociedade para colaborar com as comunidades vulneráveis e povos indígenas.

“Esse é um momento desafiador que nos foi imposto pela pandemia, e acreditamos que articulando os saberes populares e científicos na produção dos sabões podemos somar forças”, explica a coordenadora do projeto, professora Amanda.

A expectativa dos organizadores é arrecadar produtos para  produção de cerca de 500 litros de sabão líquido e 550 pedaços de sabão em barra que serão entregues aos grupos. Durante a produção os inscritos no curso poderão acompanhar o passo a passo e assim produzir os seus próprios sabões.

Inscrições gratuitas apenas WhatsApp e demais informações: Cleitiane: 66- 99625-9738 e Andresa: 66- 99967-3761

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Juara
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…