Home Estaduais Vacinação contra aftosa alcançou 99,7% do rebanho de Mato Grosso

Vacinação contra aftosa alcançou 99,7% do rebanho de Mato Grosso

3 min ler
0

Em maio de 2019 foram vacinados contra febre aftosa em Mato Grosso 29.796.789 bovinos e bubalinos, quantidade correspondente a 99,73% do rebanho a ser vacinado no Estado (29.878.076). Nessa etapa é obrigatória a vacinação de bovinos e bubalinos de todas as idades, “de mamando a caducando”, exceto na microrregião do Baixo Pantanal Mato-grossense.

A baixa inadimplência é resultado do trabalho de divulgação, educação sanitária, fiscalização e fundamental apoio dos produtores rurais. A população de bovinos e bubalinos existentes no estado de Mato Grosso alcançou 30 milhões cabeças neste ano. Desde 2005 as etapas têm alcançado índices de vacinação superiores a 99% de imunização em todas as regiões.

Durante o período da etapa de vacinação, o Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea-MT) fiscalizou 2471 estabelecimentos rurais, o que corresponde a 2,6% dos estabelecimentos existentes no estado de Mato Grosso.

O Indea e o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) são os órgãos oficiais responsáveis pela regulamentação, divulgação, educação sanitária, controle e fiscalização da vacinação, cabendo ao produtor arcar com a aquisição e aplicação da vacina.

Há ainda uma parceria com entidades ligadas ao setor pecuário como a Famato, Acrimat, Acrismat, Sindifrigo, Ovinomat e o Fesa pra implementação de medidas de prevenção contra a febre aftosa.

O último foco da doença no estado ocorreu em 1996. Atualmente Mato Grosso é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como livre de febre aftosa com vacinação.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Estaduais
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…