Home Mundo ‘Verdadeiro desastre’: queimadas na Amazônia ganham repercussão mundial

‘Verdadeiro desastre’: queimadas na Amazônia ganham repercussão mundial

5 min ler
0

As notícias sobre queimadas e desmatamento na Amazônia ganharam enorme proporção internacional nos últimos dias, repercutindo em jornais e telejornais em todo o mundo. “Um verdadeiro desastre”, classificou o francês Le Monde.

“A Amazônia brasileira arde em um ritmo recorde”, diz o El País. “O fogo avança inclusive em áreas de proteção ambiental: somente essa semana foram registrados 68 incêndios em territórios indígenas e zonas de conservação, a maioria na Amazônia”, continua a reportagem do jornal espanhol.

Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), foram registrados 74.155 incêndios na Amazônia desde janeiro, um aumento de 85% em relação ao mesmo período de 2018.

O americano The New York Times, assim como diversos outros veículos da imprensa internacional, chamaram a atenção para as declarações dadas pelo presidente Jair Bolsonaro nesta quarta-feira 21 sobre as queimadas.

“O presidente de extrema direita acusou organizações não-governamentais de colocar fogo na floresta depois que o governo retirou seu financiamento, apesar de não apresentar nenhuma evidência”, diz a reportagem.

“O desmatamento da Amazônia aumentou rapidamente desde que Bolsonaro, eleito em outubro, tomou posse e seu governo cortou os esforços para enfrentar atividades ilegais na floresta tropical”.

Segundo a revista alemã Der Spiegel, Bolsonaro desviou ao ser questionado sobre provas para suas acusações contra ambientalistas e ONGs. “Ele não tinha nada por escrito, era apenas um sentimento criado por ele”, diz a reportagem.

O americano The Washington Post lembrou que a Amazônia serve como “os pulmões do planeta, absorvendo dióxido de carbono, armazenando-o no solo e produzindo oxigênio”, e ressaltou que, sem a floresta, a mudança climática ocorreria a níveis acelerados.

O jornal ainda relatou o episódio registrado na tarde de segunda-feira 19 em São Paulo, quando o “dia virou noite” após a chegada de uma frente fria e também de partículas oriundas da fumaça produzida pelos incêndios florestais.

Pressão econômica
Já o Financial Times, importante jornal econômico dos Estados Unidos, publicou um artigo de opinião do economista e professor da Universidade de Oslo, Bård Harstad, sobre como a pressão internacional de outras nações e investidores pode ajudar a brecar o desmatamento e as queimadas no Brasil.

“Alguns posts, muitas vezes republicados de boa-fé, tornam-se virais. Mas eles não mostram exatamente a realidade. De fato, várias imagens impressionantes são anteriores aos incêndios que ocorrem atualmente na América do Sul”, afirma o Le Monde.

Segundo a reportagem, uma das fotos mais populares nas redes sociais, que mostra uma enorme cortina de fumaça saindo da floresta, é usada em artigos e matéria desde agosto de 2013.

A imagem foi compartilhada por muitas celebridades, entre elas o ator Leonardo DiCaprio e a modelo Gisele Bündchen.

O Le Monde ainda aponta outras fotos antigas usadas por internautas, algumas tiradas em 2010 e até 1989.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Mundo
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…