Home Legislativo Vereador Paulo Badalo manifesta preocupação com iminência de construção de Usina Hidrelétrica no rio Arinos

Vereador Paulo Badalo manifesta preocupação com iminência de construção de Usina Hidrelétrica no rio Arinos

4 min ler
0

O vereador Paulo Badalo (PT), fez uso da tribuna durante sessão ocorrida na noite de segunda-feira (11 de março) na câmara de vereadores de Porto dos Gaúchos, para manifestar preocupação com a iminência da construção de uma Usina Hidrelétrica no Rio Arinos, município de Juara.

A Usina Hidrelétrica Castanheira está planejada para ser construída no rio Arinos (bacia hidrográfica do rio Juruena), no município de Juara, mas conforme se atentou Paulo Badalo, os resultados negativos devem afetar também Porto dos Gaúchos.

“Percebi que os que estavam na audiência Pública realizada no último dia 27 de fevereiro no fórum de Porto dos Gaúchos, puderam ver que a construção dessa Usina no rio Arinos é muito mais maléfica do que benéfica a região. O que ela vai produzir de energia, pouco ou quase nada representa no ‘bojo’ total de produção de energia no país, e vai trazer muitos malefícios, como a extinção de algumas espécies de peixes, a concentração e aumento populacional de mosquitos será grande, correndo até mesmo risco de voltar a termos casos de malária em nosso município. Os malefícios ficarão para Porto, Juara, Novo Horizonte, mas os benefícios pelo que sei ficariam apenas para Juara e uma pequena parte para Novo Horizonte do Norte. Porto dos Gaúchos estaria excluído até o momento de receber alguma compensação financeira pela construção da usina”, destacou Badalo.

Badalo conclamou executivo e legislativo a começarem campanha para que Porto dos Gaúchos também seja beneficiado com recursos financeiros que serão destinados a Juara e Novo Horizonte do Norte, caso a construção da Usina venha de fato a ocorrer.

“Devemos iniciar essa luta, por que principalmente gastos com a saúde vão aumentar, e essa Usina já e quase uma realidade, pois ficou claro durante a audiência que teria que ter um movimento grande na região para que a Usina não viesse a ser concretizada, e isso vemos que não está acontecendo na região”, finalizou Badalo.

 

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Legislativo
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…