Home Ultimas Notícias Macaco se afoga ao tentar atravessar rio e é salvo por pescadores em barco em MT (video)

Macaco se afoga ao tentar atravessar rio e é salvo por pescadores em barco em MT (video)

5 min ler
0

Um macaco macho da espécie Bugio foi salvo por pescadores em um barco no Rio Teles Pires, divisa entre Mato Grosso e Pará, no domingo (21). O animal tentava atravessar o rio, mas acabou sendo levado pela força da correnteza. A situação ocorreu entre os municípios de Apiacás e Paranaíta, a 1.005 km e 849 km de Cuiabá.

Um vídeo gravado por um turista mostra o animal, já sem forças, tentando nadar até a margem do rio e, logo depois, a tentativa dos pescadores em ajudar o animal na travessia.

O guia de pesca, José Alves de Souza, contou ao G1 que vários barcos passaram pelo macaco, mas ninguém fez nada.

“De longe vimos um animal tentando atravessar o rio, mas a água já estava o levando. Ele tentava nadar, mas perdia a força e afundava. Fiquei preocupado, com medo de ele morrer, então resolvi salvá-lo”, relatou.

José disse que aproximou o barco do animal e a primeira tentativa foi tentar jogar um remo para ele escalar, mas não deu certo e eles acabaram perdendo o remo.

“Ele estava vindo para cima de mim, então soltei o remo e resolvi jogar o colete para puxá-lo”, contou.

Com a segunda tentativa, foi possível salvar o animal. Os pescadores jogaram um colete salva-vidas e o macaco o segurou. Ele foi puxado até o barco, onde subiu e foi levado até as margens do rio.

“Como eu estava indo na direção que ele também estava tentando ir, o deixei no barco até chegar na outra margem. Ele se comportou bem, pois já estava cansado. Fiquei feliz por ter dado tudo certo”, ressaltou.

O operador de turismo de pesca, Carlos Eduardo Borella Chignalia, que também estava no barco no momento do resgate, disse que a intenção era ajudar o animal.

“Essas coisas não são comuns de acontecer com o macho. Sabemos que o macaco é um animal muito agressivo, esse foi o nosso medo, mas nossa intenção era apenas ajudá-lo. Não iriamos permitir que um animal silvestre morresse daquele forma”, disse.

O biólogo Tony Schuring afirmou que a espécie é pacífica e anda em bando. O animal perdido, segundo ele, pode ser sido expulso do grupo após uma briga.

“O animal se sentiu acolhido e não demonstrou que poderia atacar. Ele é um primata de comportamento pacífico e vive em bandos. Os bichos dessa espécie disputam as fêmeas e só o macaco alfa acasala e brigam entre si para isso. Quando não são mortos, eles acabam sendo expulsos”, contou o biólogo.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…