Home Ultimas Notícias Em evento sobre Operação Acolhida, Bolsonaro diz que imprensa ‘tem medo da verdade’, ‘deturpa’ e ‘mente’

Em evento sobre Operação Acolhida, Bolsonaro diz que imprensa ‘tem medo da verdade’, ‘deturpa’ e ‘mente’

5 min ler
0

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (16) que a imprensa “tem medo da verdade”, “deturpa” e “mente”.

Bolsonaro deu a declaração em uma cerimônia no Palácio do Planalto, na qual o governo anunciou medidas para a Operação Acolhida, destinada a receber cidadãos venezuelanos que fogem da crise no país.

Enquanto fazia o discurso, o presidente se dirigiu aos jornalistas presentes à cerimônia em pelo menos três ocasiões e criticou a cobertura que a imprensa faz das ações do governo.

Durante o evento, Bolsonaro também se referiu ao livro “Tormenta: O governo Bolsonaro: crises, intrigas e segredos”, que trata do primeiro ano de governo.

O presidente chamou a autora, Thaís Oyama, de japonesa e disse não saber o que ela faz no Brasil. Thaís, porém, é brasileira nata. Procurada pelo G1, ela disse que não iria comentar as declarações.

“A nossa imprensa tem medo da verdade, deturpa o tempo todo. Quando não conseguem deturpar, mentem descaradamente. E esse o livro dessa japonesa, que eu nem sei o que faz no Brasil, que faz agora contra o governo. São aqueles que o tempo todo trabalham contra a democracia, contra a liberdade”, declarou.

Esta não é a primeira vez que Bolsonaro dá declarações assim sobre a imprensa. No último dia 6, em uma conversa com repórteres, o presidente afirmou que os jornalistas são uma “espécie em extinção” porque ler jornal “envenena”.

No evento desta quinta-feira, Bolsonaro se dirigiu aos repórteres e cinegrafistas que cobrem a Presidência e afirmou que não irá censurar o trabalho dos profissionais, mas pediu a eles que “tomem vergonha na cara”.

“Essa imprensa que está aqui agora me olhando, estou sob suas lentes. Comecem a produzir verdades porque só a verdade pode nos libertar. Essa imprensa, não tomarei nenhuma medida para censurá-los, mas tomem vergonha na cara! Deixem nosso governo em paz para poder levar paz, tranquilidade e harmonia ao nosso povo”.

Ao final, Bolsonaro ainda disse que a imprensa “precisa começar a vender a verdade”. “Essa é a obrigação de vocês, não é nenhum favor, não. Nós temos como mudar o destino do Brasil, concluiu.

Violência contra jornalistas

Mais cedo, nesta quinta-feira, foi divulgado um relatório da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) segundo o qual o número de casos de violência contra veículos de comunicação e jornalistas subiu 54,07% de 2018 para 2019.

Ao todo, conforme o relatório, foram registrados 208 casos contra 135 no período de comparação. Entre os 208 registros:

114 foram de “descredibilização” da imprensa;

94 foram de agressões diretas a profissionais.

O documento, “Relatório da Violência contra Jornalistas e liberdade de imprensa”, é anual e foi divulgado no Sindicato dos Jornalistas, no Rio de Janeiro. Segundo o levantamento, Bolsonaro foi responsável– sozinho – por 121 desses ataques (58,17%).

O relatório diz que cinco dos ataques dos presidente foram agressões verbais diretas a jornalistas durante entrevistas que não foram reproduzidas no site do Palácio do Planalto.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…