Indicação proposta pela vereadora Kelly Duarte (DEM) em sessão realizada no último dia 06 de abril, e aprovado por unanimidade na câmara de vereadores de Porto dos Gaúchos, foi atendido pelo prefeito municipal Baxinho Piovesan, que autorizou a volta da realização de cultos e reuniões pelas igrejas do município.
Na indicação, a parlamentar propôs que o prefeito fizesse um novo decreto, permitindo a reabertura das igrejas e a volta de realização de cultos e missas, de acordo com as regras estabelecidas pelo Ministério da Saúde, com orientação dos órgãos de controle e conforme determinação superior de cada instituição religiosa.
Atendendo a indicação da parlamentar, e aos anseios das denominações religiosas, o prefeito de reuniu com a Vigilância Sanitária e definiu normas e regras a serem seguidas, para permitir a reabertura de igrejas, que já estão realizando cultos seguindo a regra de uma reunião/culto por semana para cada denominação religiosa, conforme sorteio realizado.
VEJA O DIA DA SEMANA QUE CADA IGREJA PODE REALIZAR CULTOS
A autorização do poder executivo passou a valer na última quarta-feira (22 de abril/20) e cada denominação religiosa deve orientar os fiéis a evitarem apertos de mãos e demais cumprimentos entre os membros, e manterem todas as portas e janelas abertas durante os cultos.
Veja demais regras:
1 – nas portas deverá te obrigatoriamente álcool 70% para higienização das mãos
2 – todos os banheiros deverão ter sabonete líquido, papel toalha e álcool 70% do lado de fora
3 – nos bebedouros somente copos descartáveis
4 – o microfone deve ser sempre individual e higienizado com álcool 70%
5 – toda apresentação deverá ser individual
6 – deverá ter álcool 70% nos púlpitos
7 – é obrigatório o uso de máscara dentro da igreja
8 – as cadeiras deverão ter um distanciamento mínimo de 1,5 (um metro e meio), se caso for banco, este espaçamento deverá ser demarcado
9 – famílias (marido e mulher) pais e filhos) poderão sentar próximos
10 – os cultos deverão ter duração máxima de 01 hora
11 – duas igrejas podem realizar cultos por dia, sendo a 1ª das 10:30 as 20:30 e a 2ª das 20:00 as 21:00.
12 – após o culto, todos devem seguir para suas casas
13 – a limpeza e higienização das igrejas devem ser feitas somente 72hs após os cultos, e o responsável deve estar utilizando os EPIs para proteção individual.