Home Artigo-Opinião ARTIGO: #Sextou? Cuidado! Por Stwart Cruz Rocha

ARTIGO: #Sextou? Cuidado! Por Stwart Cruz Rocha

8 min ler
0

Nos tempos modernos que vivemos, as redes sociais tem papel fundamental em manter as pessoas em constante comunicação, pois facilitam a interação entre amigos e até mesmo desconhecidos na rede mundial de computadores. É comum vermos fotos e vídeos de pessoas curtindo momentos de lazer e fazendo a vida parecer um verdadeiro mar de rosas, e nessa nova realidade muitas pessoas buscam seguidores e curtidas acima de qualquer verdade; mas tome cuidado, isto pode ser uma armadilha, pois veja, além do problema que essa exposição nas redes pode trazer à segurança do usuário expondo-o a pessoas maliciosas e até mesmo criminosos, há também a demonstração ainda que as vezes de forma fictícia e deturpada de um poderio econômico da pessoa, o que pode lhe trazer algumas complicações quando houver a necessidade de acessar o judiciário e pedir o benefício da justiça gratuita, por exemplo.

A busca famigerada por cliques e curtidas nas redes sociais onde as pessoas expõem uma suposta realização pessoal e profissional tentando demonstrar que obteve o tão cobiçado sucesso, com fotos em barcos, iates, passeios caros, restaurantes finos e etc, já tem trazido alguns reflexos em ações demandadas no Poder Judiciário, e estes casos vêm ganhando repercussão no cenário nacional.

Recentemente um juiz da comarca de Cerro Largo (RS) negou provimento ao pedido de assistência judiciária gratuita a um cidadão após verificar “de ofício” fotos postadas em redes sociais onde o cidadão ostentava um padrão de vida com óculos, relógios e celulares caros, e constantes passeios em praias e pela serra gaúcha. De igual modo juiz da comarca de Florianópolis (SC) indeferiu o pedido de assistência judiciária gratuita após realizar uma busca na internet e se deparar com fotos que comprovavam que a requerente tinha condições de arcar com as custas do processo, e pontuando em seu despacho o seguinte: “em rápida pesquisa com seu nome no “Google”, dá de notar pelas fotos no Instagram (públicas), que sua vida não é tão miserável quanto alega. Só as fotos dos pratos de comidas postados já pagam e ainda sobra para as custas deste processo”.

Há um princípio denominado “nemo tenetur se detegere” esculpido na Constituição Federal como uma das garantias individuais essenciais que nada mais é aquela máxima e popular conhecida: “ninguém está obrigado a produzir prova contra si mesmo”, mas ao postar fotos e vídeos em redes sociais tentando demonstrar um padrão de vida que não condiz com a realidade, a própria pessoa acaba produzindo provas em seu desfavor, e até mesmo ajudando a parte adversa a apresentar contestações quanto a real situação econômica da pessoa.

Imagine uma situação onde o executado em ação de cobrança de dívida, alega que não tem possibilidade de comprometer-se e efetuar o pagamento da dívida apresentando inúmeras razões que lhe atingiriam o poderio econômico e até mesmo sua subsistência, contudo publica corriqueiramente em redes sociais as suas noitadas em bares chiques e restaurantes finos, viagens e passeios mostrando para a sociedade que é um profissional de sucesso. Com toda a certeza a parte adversa fará uso dos “prints” de tais postagens com vistas demonstrar a verdadeira situação financeira do executado.

Por fim, você não deve se privar de seus momentos de lazer, dos momentos bons, e tampouco está impedido de postar as boas recordações nas redes sociais, apenas advertimos que o faça com moderação e responsabilidade; em nossas vidas não estamos competindo com ninguém, não devemos medir sucesso ou felicidade por fotos, sua rede social é apenas um passatempo de alguns minutos e não sua vida inteira. A vida real quem vive é você e a sua história de vida é vivida por você e não por um smartphone ou computador; por isto, muito cuidado, pois como já dito o que você publica nas redes pode até ser usado contra você.

Stwart Cruz Rocha, advogado, graduado pela UNEMAT, especialista em direito criminal e compliance.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Artigo-Opinião
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…