Home Artigo-Opinião É a ignorância, estúpido. Por Por Moisés Mendes

É a ignorância, estúpido. Por Por Moisés Mendes

9 min ler
0

A Alemanha que abraçou Hitler e o transformou em Führer em 1934 não agiu por ideologia. Foi empurrada pelo desespero, pelo desalento e pelo medo. Assim como o Brasil que abraçou e acolheu Bolsonaro agiu pela combinação de reacionarismo exacerbado, antipetismo, ódio de classe e desinformação.

Mas o Brasil que sustenta o bolsonarismo é basicamente o país em que florescem as ignorâncias, as velhas, as novas, as renovadas. O brasileiro alienado e manietado pelos que chegaram ao poder se submete à destruição dos próprios interesses porque não entende o que se passa e tem preguiça para tentar compreender.

A direita descobriu que é fácil arregimentar pelo menos um terço do país, a partir do lastro político que a sustenta (brancos da classe média alta, classe média tradicional, bem formados, bem empregados ou empreendedores) e que trocou boa parte do tucanismo pelo bolsonarismo.

Esse seria o lastro aparentemente ideológico, mas movido muito mais por oportunismo do que por ideologia, que representaria um núcleo de 18% da população e é engrossado pela classe média baixa e boa parcela da pobreza atraídos para o embate antipetista e antissistema. Tudo que as esquerdas considerarem ruim para o país, esse contingente irá considerar bom.

O que move o lastro “pobre” não-ideológico para o discurso do ódio, da discriminação, da destruição do meio ambiente e da educação, da criminalização dos movimentos sociais, da depreciação de negros e índios (e também das mulheres) é a adesão pela ignorância.

As esquerdas lidam mal com essa realidade. Porque durante mais de uma década a esquerda no poder foi incapaz de compreender o reacionarismo que latejava, por desinformação, mesmo nas chamadas classes populares. Admitir essas ignorâncias seria sucumbir à admissão do próprio fracasso. E as esquerdas fracassaram.

Um terço dos brasileiros não sabe nada do que possa ser o vazamento de conversas sobre a Lava-Jato. Não é chute, é pesquisa do DataFolha. Não significa dizer que não sabem direito o que é a Vaza-Jato. Não sabem nada, nem suspeitam o que possa ser.
Para 7% dos brasileiros, a Terra é plana. São 11 milhões de pessoas que pensam assim, e maioria não sabe que existe o filósofo terraplanista Olavo de Carvalho.

Um em cada quatro brasileiros está certo que os americanos mentiram, porque o homem nunca foi à Lua. No início de julho, o mesmo DataFolha concluiu que os brasileiros temem mais o aumento da inflação do que o aumento do desemprego. Mas o Brasil mantém a inflação sob controle há pelo menos duas décadas e meia.

Jovens ao redor dos 30 anos não sabem o que é inflação. Mas esses mesmos jovens sabem o que é a desgraça da falta de oportunidade de emprego para a geração deles. Que desconexão é essa que faz com que temam o que não existe e desprezem o que os afasta da possibilidade de trabalhar?

O brasileiro não acredita que Bolsonaro domine o debate sobre a moeda única do Mercosul, a globalização, a guerra comercial Estados Unidos-China, a educação pública, a pesquisa da Embrapa, a base de foguetes de Alcântara, o pré-sal, o aquecimento global, o déficit público. Mas finge acreditar que Bolsonaro sabe disso tudo, porque ele mesmo, o brasileiro, sabe que não sabe de nada.

É por isso que quase todas as autoridades do governo falam por metáforas e analogias rasas. O presidente e os ministros comparam qualquer relação com casamento, namoro, com briga entre marido e mulher. O rebaixamento é geral.

A despolitização, a troca do debate pelos ataques, a gritaria que ninguém ouve, o silêncio dos ditos “liberais” e a omissão de parcela importante dos servidores públicos criaram o ambiente para a prosperidade do bolsonarismo também dentro do Estado.

Em 1992, James Carville, estrategista de Bill Clinton, cunhou a frase mais repetida do final do século 20, quando avisou que um aspecto era determinante para que o democrata ganhasse a eleição, mais do que qualquer outro: a expectativa de bem-estar das pessoas, com produção, emprego, perspectiva de vida. A frase que resume isso tudo vale para sempre: “É a economia, estúpido”.

Pois Bolsonaro destrói a economia, a educação, a saúde pública (agora com a suspensão da produção de remédios gratuitos para doentes crônicos). E ainda detém um terço de apoio da população.

Se morasse no Brasil e tentasse entender a resignação e a alienação diante do poder destruidor do bolsonarismo, James Carville talvez pudesse dizer: “É a ignorância, estúpido”.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Artigo-Opinião
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…