A deputada federal Professora Rosa Neide (PT-MT) integra o Grupo de Trabalho (GT) da Educação, da equipe de transição do governo eleito do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O nome da deputada foi anunciado pelo vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), que coordena os trabalhos da transição.
Além de Rosa Neide, outros 41 educadores compõe o GT, entre eles os ex-ministros da Educação, Fernando Haddad e Paulo Paim. Na terça-feira (09), o grupo se reuniu em Brasília sob a coordenação de Haddad, para deliberar sobre o plano de trabalho.
De acordo com Rosa Neide, o foco nesses poucos mais de 40 dias até a posse de Lula é obter todos os dados da atual gestão do Ministério da Educação (MEC), para planejar as primeiras ações a serem adotadas pelo novo governo.
“A atual gestão efetuou cortes anuais no orçamento da Educação. O MEC não exerceu seu papel constitucional de coordenador da educação brasileira. Infelizmente, os retrocessos foram imensos, tanto no ensino superior quanto na educação básica”, disse Rosa Neide.
A parlamentar afirma que o governo Lula vai retomar a política de investimentos na Educação, da creche à pós-graduação. “Nosso objetivo é trabalhar desde à transição para resgatar o protagonismo do MEC. A educação voltará a ser prioridade do governo federal. Além disso vamos lutar para aprovar no Congresso, o Sistema Nacional de Educação (SNE), visando dar um padrão de qualidade à educação pública em todo território nacional”, finalizou a deputada.
Da Redação