A Prefeitura de Juara irá adquirir contêineres que serão dispostos em vários pontos da cidade e servirão de coletores de lixo que tem o objetivo de facilitar a coleta de lixo, evitando o acúmulo na frente das casas.
Esse sistema irá resolver um problema recorrente de animais soltos que esparramam o lixo nas ruas e calçadas. O processo irá promover também uma mudança na forma da coleta do lixo, onde o próprio morador colocará o seu lixo dentro dos contêineres.
Os contêineres possuem tampas, dessa forma, os lixos não ficarão expostos no sol ou chuva, atraindo insetos, e a população não será incomodada com o mal cheiro.
Juara está preparando também, a construção do primeiro ecoponto da cidade, onde será acolhido todo o lixo não doméstico. A Prefeitura adquiriu um triturador de galhos que está sendo utilizado para reduzir o volume de matéria orgânica em 70%.
A prefeitura está também estudando a possibilidade de aderir ao aterro sanitário construído por uma empresa particular em Novo Horizonte do Norte, que iniciará em breve, a operação, e que vai absorver todo o lixo gerado na região, acabando de vez com o problema de lixão ao céu aberto.
Fonte: Porto Noticias