As contas de governo do exercício de 2022 da prefeitura de Juara, sob responsabilidade do prefeito Carlos Amadeu Sirena, receberam parecer prévio favorável pela aprovação do Tribunal de Contas do Estado, TCE-MT.
O julgamento em sessão plenária aconteceu na manha desta terça-feira (22/08) e foi acompanhada pessoalmente pelo gestor que comemorou a aprovação.
“Acompanhei em Cuiabá a votação das contas da Prefeitura de Juara pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso, e graças ao comprometimento e seriedade da nossa gestão, tivemos a aprovação unânime das contas do ano de exercício 2022. Isso mostra, acima de tudo, a seriedade com que o dinheiro público é tratado em nossa gestão” comentou Sirena.
Na leitura do relatório explanado pelo conselheiro relator Sérgio Ricardo, o município cumpriu com os percentuais constitucionais na área da educação e saúde, apresentando resultados satisfatórios em ambas as áreas, uma vez que os limites mínimos a serem aplicados foram devidamente respeitados. Os gastos pessoais corresponderam a 49,82%, da receita, respeitando os limites a sem considerados.
Verificou-se também superávit no valor aproximado de mais de R$ 20 milhões, demostrando eficiência financeira.
O voto do relator pela aprovação foi acompanhado por unanimidade pelo plenário, com recomendações ao poder executivo que providencie os registros contábeis tempestivos e fidedignos, publique o balanço orçamentário corrigido do exercício de 2022 na imprensa oficial, que aprimore as técnicas de previsão de valores para as metas fiscais e que aperfeiçoe os cálculos do superávit financeiro e do excesso de arrecadação para fins de abertura de crédito adicional, verificando a efetiva disponibilidade financeira de cada fonte, de forma a resguardar o equilíbrio orçamentário e financeiro do município.
Fonte: Porto Noticias