Home Juara Acadêmicos de direito da AJES divulgam projeto que propõe que pra cada criança nascida em Juara o município forneça uma muda de arvore.

Acadêmicos de direito da AJES divulgam projeto que propõe que pra cada criança nascida em Juara o município forneça uma muda de arvore.

6 min ler
0

Este trabalho, é fruto do Projeto Integrador, desenvolvido por acadêmicos do Curso de Direito de AJES – Vale do Arinos, nestas ações da universidade sempre é analisado algum tema de relevância para a comunidade, ao passo em que promove a interação entre os alunos da instituição, também promove a interação entre os alunos e a comunidade, em um movimento que intenciona levar a comunidade a refletir, como veremos a seguir.

A universidade, como é sabido, é estruturada através do tripé Ensino, Pesquisa e Extensão, desta forma, são desenvolvidas ações que vão para muito além da sala de aula, pois a formação acadêmica perpassa o ato de aprender conteúdos em sala de aula.

O Projeto Integrador é um dos casos em que o conhecimento adquirido em sala de aula, a cada semestre, toma corpo e vida com ações que levam os alunos a prática efetiva do ato de relacionar, dar sentido e ver na prática o que aprendeu, ou, está por aprender em sua trajetória acadêmica.

No momento, o tema desenvolvido por este grupo de alunos é pautado na Lei Municipal nº 2.800, de 06 de dezembro de 2019, intitulada “ Uma criança, uma árvore” que, estabelece que, a cada criança nascida no município de Juara, ficaria o poder executivo municipal obrigado a fornecer uma muda de planta, podendo ser frutífera ou não, ficando com esta incumbência a Secretaria Municipal responsável por cuidar do meio ambiente.

Desta forma, o Poder Legislativo e Executivo, ao cumprir esta lei, estariam contribuindo de forma significativa para que o município de Juara tivesse mais esta possibilidade legal de fazer benefícios pelo meio ambiente, e, em razão disto, de forma organizada, pudéssemos ter um perímetro urbano e entorno com mais árvores, o que poderia contribuir para que a população desfrutasse de uma cidade com um clima agradável, criando no ambiente urbano a possibilidade de vida mais saudável e sustentável.

Desta forma, a ação deste grupo de acadêmicos, ao passo em que analisará a citada Lei Municipal, o fará buscando os sentidos de sua criação, verificação de seu cumprimento, possíveis entraves para o cumprimento e, além disto, difundiremos na rede social Instagram materiais com o fito de conscientizar a comunidade acerca do meio ambiente pensado enquanto um direito fundamental, desta e das futuras gerações. E por fim, o grupo intenciona com a realização deste projeto provocar na comunidade o pensamento sobre como seria o clima, a biodiversidade e principalmente as belezas múltiplas que podem advir das árvores, seja pelo verde, seja pelas flores ou até mesmo pelos frutos e de outros aspectos da biodiversidade que dependem das árvores, sejam elas quais forem.

O grupo formado, tem ainda, por objetivo, a identificação dos nascidos em 2021, o plantio ou distribuição de mudas paras as crianças nascidas no município de Juara neste ano de 2021. Indo além, mesmo que lei deste teor ainda não exista nos municípios de Novo Horizonte do Norte e Porto dos Gaúchos, buscaremos fomentar o projeto de lei nestes, bem como a efetiva aplicação da mesma. Tentando identificar e distribuir ou plantar uma árvore para cada criança, também nascidas neste ano de 2021.

Alexandre da Silva Colinsque

Douglas Lira Jesus

Marcelo Ari Wibellling

Maykon Douglas de Oliveira

Welliington Rodrigo da Costa Leite

Acadêmicos do – Curso de Direito – Ajes Vale do Arinos, responsáveis pela

publicidade das ações do Projeto Integrador sob a orientação do Professor Mestre Igor

Felipe Bergamaschi

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Juara

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Locais de prova do Concurso Unificado podem ser acessados a partir desta quinta-feira

Os candidatos que se inscreveram no CNU (Concurso Nacional Unificado) vão poder acessar os…