partir da próxima segunda-feira (02 de setembro), as operadoras de telefonia que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz do 5G poderão iniciar o processo de ativação de suas estações 5G em mais 194 municípios. O uso do espectro nas localidades foi liberado pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz
Com a deliberação, serão 5.002 os municípios em todo o Brasil com a faixa de 3,5 GHz disponível para utilização por estações do 5G standalone, em que vivem aproximadamente 201,7 milhões de brasileiros, o que corresponde a pouco mais de 94,5% da população do Brasil.
No Nortão, foram contemplados os municípios de Apiacás, Carlinda, Colíder, Gaúcha do Norte, Guarantã do Norte, Juara, Juína, Juruena, Marcelândia, Matupá, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Guarita, Novo Horizonte do Norte, Novo Mundo, Paranaíta, Peixoto de Azevedo, Porto dos Gaúchos, Tabaporã, Tapurah, Terra Nova do Norte e União do Sul.
Importante ressaltar que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades. A instalação depende do planejamento individual de cada prestadora.
Da Redação