Home Porto dos Gaúchos Artesão que morou em Porto dos Gaúchos na década de 90, está de volta a cidade e se dedica a arte de entalhar obras em madeira(video)

Artesão que morou em Porto dos Gaúchos na década de 90, está de volta a cidade e se dedica a arte de entalhar obras em madeira(video)

4 min ler
0

Elpidio Vargas Marafigo, conhecido como “Neto”, morador de Porto dos Gaúchos na década de 90, assim que foi embora manteve moradia por muitos anos no município de Aripuanã no norte do estado de Mato Grosso.

Agora recentemente, por fatores do destino, ele está de volta a Porto dos Gaúchos e continua se dedicando a obra de entalhar peças em madeira. Seu trabalho é conhecido em todo o MT. O artista tem peças por exemplo no Hits Amazônia Hotel na capital Cuiabá, e em 2018 foi tema de reportagem da TV Centro América, produzida para o programa “É Bem Mato Grosso”.

Agora novamente como morador de Porto dos Gaúchos, Neto recebeu a equipe da TV Porto Record para um bate papo gravado para o programa Porto Notícias, onde falou de sua dedicação a arte para a repórter Andréia Scatola.

O catarinense Neto de 65 anos, é um homem com uma extraordinária habilidade para a arte de esculpir na madeira, e em suas mãos qualquer pedaço de madeira, que para muitos não teria nenhuma serventia, se transforma em verdadeira obra de arte, belíssimas e cobiçadas peças.

Artesão desde criança, Neto narra na reportagem que tinha desde a infância certa facilidade em arrumar brinquedos, restaurar coisas quebradas e qualquer coisa que fosse mais difícil de fazer era um desafio pra ele.

Com muita habilidade nas mãos, e inclusive com algumas ferramentas de confecção própria, ele dá forma as peças, e o segredo é o olhar atento, enxergando em cada pedaço de madeira uma obra de arte. “Enquanto estou fazendo uma peça, minha cabeça já está trabalhando em uma memória fotográfica para outra peça”, destaca Neto.

Neto ressalta que nunca sobreviveu da arte, e que sempre teve outras ocupações para sustento da família, como por exemplo a profissão de marceneiro, (que exerceu quando morou em Porto dos Gaúchos), contudo agora ele vai buscar se dedicar mais ao oficio de artesão; “Por que isso era uma brincadeira pra mim até então, e eu procurei sempre correr atrás de alguma coisa em função da família, da renda familiar, e hoje não tenho mais nada a perder, voltei a trabalhar e vi que posso ir muito além. O objetivo principal em minha vida agora é a arte e quero ver até onde vai a minha capacidade”, destaca.

Veja a reportagem produzida pela TV Porto abaixo.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Porto dos Gaúchos
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…