Home Ultimas Notícias Associação de engenheiros florestais de MT repudia ação da polícia na operação Terra a Vista

Associação de engenheiros florestais de MT repudia ação da polícia na operação Terra a Vista

7 min ler
0

A associação Mato-Grossense de Engenheiros Florestais (AMEF) divulgou nesta terça-feira (19), uma nota de repúdio por conta da ação da Polícia Civil durante a operação “Terra a Vista”, que cumpriu 128 mandados de prisão e 12 buscas e apreensão a suspeitos de participarem de uma fraude ambiental que ultrapassa R$ 150 milhões.

De acordo com Benedito Carlos de Almeida, presidente da entidade, a associação não compactua com ilegalidade em nenhum sentido, porém, repudia veementemente a conduta da polícia, que segundo ele, foi abusiva, e os profissionais foram conduzidos de forma truculenta para prestarem esclarecimentos no último dia 13 de março.

Na nota diz, que enquanto não ficar comprovada e efetiva participação do profissional no suposto crime, não se deve tomar conclusões precipitadas, cabendo à Justiça apurar primeiramente os fatos, antes de denegrir a imagem do Profissional e trata-lo como bandido.

A Polícia Civil informou que durante a operação, os alvos eram representantes legais e operacionais, engenheiros florestais e ex-servidores da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

A polícia esclareceu que trabalho de apuração começou no ano de 2014, com o auxílio de uma auditoria realizada pela própria Sema, que descobriu um esquema de fraude no sistema na criação de créditos florestais, beneficiando diversas empresas do ramo madeireiro e terceiros (com inserção de dados falsos no sistema).

Já o presidente da AMEF, alega que pelo fato das investigações terem se iniciado em 204, teria tempo suficiente para chegar aos verdadeiros envolvidos na fraude, e não agir como agiram.

“Essa operação apurou supostos crimes ambientais ocorridos em 2014, autoridades tiveram tempo suficiente ente para usar de todo aparato técnico e tecnológico disponível e assim identificar os verdadeiros envolvidos. Por isso tamanha indignação e perplexidade pela forma humilhante a qual os profissionais foram submetidos”, diz parte da nota.

O presidente ainda esclarece que os profissionais foram tratados de forma vexatória, humilhante, abusiva e desnecessária a condução dos suspeitos em viaturas engradeados. Ainda deixa explícito na nota que os engenheiros conduzidos foram soltos no mesmo dia, o que aumenta a indignação da ação da polícia por parte da AMEF.

Para finalizar, Benedito escreve na nota que espera que esses episódios se repitam no Estado de Mato Grosso, e vai reagir com firmeza para cessar as formas arbitrárias e a violação das prerrogativas exercidas contra os engenheiros florestais.

Operação:

A operação intitulada  “Terra a Vista”, é oriunda de inquérito policial conduzido pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), com o  objetivo de investigar uma organização criminosa que atuava na Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), fraudando o Sistema de Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora).

As investigações contaram com apoio da Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (Ibama), nos procedimentos de análise e auditório, além do auxílio no trabalho com a vistoria de mais de 70 mil m³  relacionados a empreendimentos alvos do inquérito.

Os mandados de prisão temporária e de busca e apreensão, expedidos pela Juíza da 7ª Vara Criminal de Cuiabá, Ana Cristina Mendes, são cumpridos em vários municípios do Estado de Mato Grosso:  Cuiabá, Várzea Grande, Alta Floresta, Nova Monte Verde, Apiacás, Paranaíta, Nova Bandeirantes, Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, Itaúba, Matupá, Marcelândia, Claúdia, Santa Carmem, Ipiranga do Norte , Feliz Natal, Sorriso, Sinop, Juara, Aripuanã, Porto dos Gaúchos, Castanheira, Arenápolis.

O cumprimento dos mandados de prisão e apreensão foram realizados por policias civis da Diretoria de Atividades Policiais, Diretoria do Interior, Diretoria Metropolitana, Diretoria de Inteligência.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…