Home Ultimas Notícias Ataque a embaixada do Brasil em Berlim é o segundo desde posse de Bolsonaro

Ataque a embaixada do Brasil em Berlim é o segundo desde posse de Bolsonaro

3 min ler
0

O prédio da Embaixada do Brasil em Berlim amanheceu na sexta-feira (1) com os vidros pichados de vermelho e 13 vidraças quebradas. Foi o segundo ataque desde que o novo presidente Jair Bolsonaro tomou posse, em 1 de janeiro deste ano.

O ataque aconteceu por volta das duas horas da madrugada. Segundo uma fonte revelou à RFI, dois seguranças de uma firma terceirizada responsáveis pela vigilância noturna teriam visto o grupo – que não chegaria a ter dez pessoas – se aproximando. Mas preferiram chamar a polícia, ao invés de partir para o confronto. Os vigilantes trabalham desarmados.

Os vidros da fachada do prédio, pichados com tinta vermelha, chamavam a atenção de quem chegava pela manhã para ser atendido pelo setor consular, que continuou aberto. Segundo a RFI apurou, no interior do prédio, o novo embaixador, Roberto Jaguaribe – que chegou a Berlim no início desta semana –, fez uma reunião de emergência com o corpo diplomático para discutir como reagir ao ataque.

A nota oficial divulgada no final desta manhã adotou um tom moderado. Dizia apenas que “a Embaixada foi alvo de ato de vandalismo” e “as autoridades policiais foram imediatamente contatadas e estão investigando o ocorrido”. A polícia alemã vai fazer a partir de hoje uma ronda a cada hora ao redor do prédio.

Segundo ataque em janeiro

Evandro Zago, novo chefe do setor de Imprensa da Embaixada, disse à RFI que os vídeos registrados pelas câmeras de segurança já foram entregues à polícia. Ao todo, 13 vidraças do setor térreo – que dão para um jardim público – foram quebradas.

Do lado de fora, haveria cinco câmeras de segurança, e no interior do prédio, mais três. No primeiro ataque, em 5 de janeiro deste ano, vídeos também chegaram a ser entregues para a polícia. Na ocasião, a embaixada foi pichada com as frases: “Lutaremos contra o fascismo no Brasil”. Até o momento, a embaixada não recebeu qualquer resultado oficial das investigações.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…