Home Estaduais Beneficiários do BPC precisam ficar atentos ao prazo para inscrição no CadÚnico

Beneficiários do BPC precisam ficar atentos ao prazo para inscrição no CadÚnico

4 min ler
0

A população mato-grossense inserida no Benefício de Prestação Continuada (BPC) que ainda não fez a inscrição no Cadastro Único (CAD Único) deve ficar atenta aos novos prazos. Por meio da Portaria n° 2.651 de 18 de dezembro de 2018, o Governo Federal decidiu prorrogar o prazo por meio de quatro lotes, divididos por data de aniversário (confira no fim do texto).

Em Mato Grosso, dos 82 mil beneficiários, 75% se cadastraram, o que significa que 21 mil pessoas ainda precisam se inscrever no CAD Único.

A inserção no cadastro é fundamental para manutenção do BPC e identificará a realidade socioeconômica dos beneficiários. Com isso, será possível apontar as demandas desse público, para a inclusão nos serviços socioassistenciais e em outras políticas públicas.

Inscrição

Para se inscrever basta procurar o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) mais próximo de sua residência. Todos os municípios de Mato Grosso possuem o centro.

BPC

O Benefício de Prestação Continuada está inserido na Política Nacional de Assistência Social (PNAS), que integra a Proteção Social Básica no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e tem o objetivo de proteger os beneficiários. Cada beneficiário do BPC tem o direito de receber o equivalente a um salário mínimo.

Todos os beneficiários que ainda não se cadastraram, estão sendo notificados pela sua rede bancária, até a data limite de seu aniversário, para não perder o prazo. O cadastro é importante, pois permite o acesso a outros programas sociais do governo, como a Tarifa Social de Energia Elétrica ou Minha Casa Minha Vida.

No caso de pessoas maiores de 16 anos incapazes e que possuam representação legal, mesmo que vivam sozinhas, estejam internadas em hospital ou se encontrem em serviço de acolhimento há 12 meses ou mais, o cadastramento poderá ser realizado pelo representante legal em nome do beneficiário do BPC.

Como o Ministério de Cidadania estabeleceu um calendário de acordo com o aniversário de cada beneficiário, o pagamento será efetuado por lote.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Estaduais
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…