Home Estaduais Menos de 3% da população de MT já receberam 2ª dose contra covid-19

Menos de 3% da população de MT já receberam 2ª dose contra covid-19

7 min ler
0

Há aproximadamente três meses, Mato Grosso deu início à campanha de vacinação contra a Covid-19.

Desde então, o Estado recebeu do Ministério da Saúde 618.760 doses dos imunizantes Coronavac e Astrazaneca.

Do total, 344.282 (55,54%) doses foram aplicadas, sendo 260.427 (7,44%) referentes à primeira e 83.855 (2,39%) da segunda dose, considerada necessária para gerar a proteção contra o coronavírus.

Com 3,5 milhões de habitantes, o Estado está longe de alcançar os 70% de imunização estimados pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para atingir a imunidade de rebanho, consequentemente, redução na transmissão do coronavírus.

“É preciso acelerar a vacinação mesmo com as poucas vacinas que temos a nossa disposição. A cobertura vacinal alcançada entre trabalhadores da saúde para segunda dose, que é o que dá a imunidade é de 50% ainda. A cobertura dos idosos acima de 80 anos é de pouco mais de 30%”, disse o deputado estadual e médico sanitarista Lúdio Cabral, em entrevista transmitida por suas redes sociais.

De acordo com ele, mesmos os grupos que já têm antígenos disponíveis não estão sendo imunizados em um ritmo ideal.

“Tem que acelerar a vacina para que mais rapidamente se consiga reduzir a taxa de transmissão (do vírus)”, reforçou.

Até o momento, estão sendo contemplados os trabalhadores da área da saúde, idosos acima dos 65 anos, indígenas e profissionais da área de segurança pública, que fazem parte do grupo prioritário.

Esta população alvo faz parte da primeira etapa de priorização de vacinação contra a doença prevista no Plano Nacional de Imunização (PNI), que prevê atender 841.364 pessoas no Estado, incluindo, trabalhadores da educação, caminhoneiros, pessoas com comorbidade, entre outros. Somente para abranger esse público alvo, são necessárias 1.682.728 doses.

Cabral reforçou a necessidade de um plano conjunto entre governo do Estado e prefeituras, especialmente, entre Cuiabá e Várzea Grande, a longo prazo.

“Para quando for necessário medidas restritivas de circulação, quarentena rigorosa, as medidas econômicas e de comunicação venham associadas e se tenha uma adesão de todos a essas medidas porque senão elas não terão a eficácia esperada”, destacou.

Nesse sentido, o médico sanitarista reforçou que o Estado junto com o Consórcio Nordeste acerta ao buscar a negociação com a Rússia para aquisição de 37 milhões de doses da vacina Sputnik V, sendo 1,2 milhão para Mato Grosso.

“Um milhão e duzentas mil doses permitem imunizar 600 mil pessoas. Só que este processo está travado lá na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e precisa tirar esses nós para que estejam disponíveis logo”, comentou.

Atualmente, estão disponíveis a Coronavac e a Astrazeneca.

“O ideal é alcançar 70% de cobertura vacinal na população adulta para conseguir conter a transmissão no nosso território. Em Mato Grosso, só temos 2% de cobertura vacinal com as duas doses necessárias para se ter a imunização. Estamos longe de ter uma cobertura adequada e já são três meses de vacinação”, reforçou.

Outro ponto importante é descentralizar os pontos de imunização nos municípios.

“Precisamos de mais vacina e, com as que temos hoje, precisamos melhorar a logística, descentralizar para as unidades básicas de saúde, que têm enfermeiros e técnicos de enfermagem qualificados para acelerar a aplicação”, completou.

EDUCAÇÃO – O governador Mauro Mendes (DEM) iniciou articulação para garantir a imunização contra a Covid-19 dos profissionais da Educação.

A proposta é de que seja destinado o percentual de 10% das doses que chegarem a Mato Grosso aos profissionais das redes de ensino estadual e municipal, além da rede particular.

“Estamos buscando a aprovação junto aos Ministérios Públicos Federal e Estadual e também do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso (Cosems/MT), para que os profissionais da Educação sejam incluídos no grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19 em todo o Estado”, explicou o governador.

 

Diário de Cuiabá/JOANICE DE DEUS
Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Estaduais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos

Faleceu nesta sexta-feira, 26, o cantor Anderson Leonardo, vocalista do grupo Molejo. Nasc…