Home Brasil Brasil completa 2 meses de vacinação com ritmo lento, diz infectologista

Brasil completa 2 meses de vacinação com ritmo lento, diz infectologista

3 min ler
0

O Brasil completou 2 meses de vacinação contra a covid nesta 4ª feira (17.mar.2021). Durante esse período o país aplicou ao menos a 1ª dose em 5% dos seus 213 milhões de habitantes, segundo a projeção do IBGE para 2021. É 17 pontos percentuais a menos que os Estados Unidos, que começou a vacinação 2 meses antes e tem 118 milhões de pessoas a mais que o Brasil –de acordo com a projeção da ONU para a população do país norte-americano e os dados de vacinados do Our World in Data.

“A gente está passando pelo pior momento da pandemia e talvez se a vacina tivesse chegado um pouco mais cedo, isso não estivesse acontecendo”, afirmou o médico Alexandre Cunha. O infectologista do Hospital Sírio-Libanês e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia afirma que o Brasil está “caminhando a passos muito, muito, lentos“.

Segundo ele, é necessário comparar a vacinação contra a covid no país com a de outras nações com extensão e população parecidas. Quando os EUA completaram 2 meses de vacinação, em 14 de fevereiro, 11% da população do país já havia sido vacinada. Contudo, o PIB norte-americano é 15 vezes maior que o brasileiro.

Cunha diz que o Brasil tem um dos maiores programas de vacinação do mundo. O problema, segundo ele, foi a disponibilidade de doses de imunizantes. “O ritmo é lento não porque a gente não tem a capacidade logística, mas por indisponibilidade da vacina“, declara.

Para Cunha, faltou foco do Ministério da Saúde para garantir vacinas. “A gente tem um ministério que não falava da vacina como prioridade“, declara. “O Ministério da Saúde estava mais preocupado em difundir estratégias como tratamento precoce“, diz. O médico cita as recomendações feitas pelo governo para uso de cloroquina e outros remédios que tiveram sua ineficácia comprovada contra a covid.

Poder360

 

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos

Faleceu nesta sexta-feira, 26, o cantor Anderson Leonardo, vocalista do grupo Molejo. Nasc…