Home Brasil Bolsonaro afirma que Forças Armadas estão prontas para conter protestos

Bolsonaro afirma que Forças Armadas estão prontas para conter protestos

4 min ler
0

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quarta-feira (23/10), no Japão, que as Forças Armadas estão preparadas para conter manifestações nas ruas no Brasil. “Conversei com o ministro da Defesa sobre a possibilidade de ter movimentos como tivemos no passado, parecidos com o que está acontecendo no Chile. A gente se prepara para usar o artigo 142 (da Constituição), que é pela manutenção da lei e da ordem, caso elas (Forças Armadas) venham a ser convocadas por um dos três Poderes”, disse Bolsonaro. “Temos que ter a capacidade de nos antecipar a problemas”, acrescentou.

Antes de embarcar para o Peru, Hamilton Mourão comentou o assunto: “Não tenho as informações que o presidente tem para ele já ter emitido essa ordem de alerta para o ministro da Defesa. Nós discutimos por muito tempo a questão da lei antiterrorismo. A nossa lei é um pouco branda. Temos assistido a atos cometidos por organizações ligadas ao narcotráfico, a gente já viu isso em capitais como Fortaleza, São Paulo. É um ato de terrorismo se for levar para esse lado”, disse.

A preocupação entre interlocutores palacianos está relacionada a possíveis confrontos violentos provocados pela polarização política no país. O temor é de que o resultado do julgamento sobre a prisão em segunda instância no Supremo Tribunal Federal (STF) possa ser o barril de pólvora de manifestações de apoiadores da Lava-Jato e do governo Bolsonaro.

Argentina
Bolsonaro afirmou ainda que, uma vitória da chapa de esquerda formada por Alberto Fernandez e Cristina Kirchner nas eleições presidenciais argentinas pode colocar em risco o Mercosul. Nesse caso, disse, o Brasil poderia isolar a Argentina no bloco em uma ação coordenada com o Uruguai e Paraguai. “Sabemos que a volta da turma do Foro de São Paulo, da Cristina Kirchner, pode, sim, colocar em risco todo o Mercosul. E temos que ter uma alternativa no bolso”, destacou.

No último dia no Japão, Bolsonaro se encontrou com empresários e reuniu-se com o primeiro-ministro, Shinzo Abe. O presidente afirmou que foi dado “mais um passo” para viabilizar o acordo comercial entre o Mercosul e o Japão, que começará a ser negociado em novembro, quando o mandatário japonês virá ao Brasil. O chefe do Executivo ainda se reuniu por cerca de meia hora com o príncipe de Gales, Charles. Um dos assuntos discutidos foi o desenvolvimento da Amazônia. Hoje, a comitiva presidencial partirá para a China, depois seguirá para Emirados Árabes, Catar e Arábia Saudita.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Brasil
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…