Home Agronegócio Carlos César Floriano da VMX anuncia que safra de grãos deve chegar a 262 milhões de toneladas no período de 2020/2021

Carlos César Floriano da VMX anuncia que safra de grãos deve chegar a 262 milhões de toneladas no período de 2020/2021

6 min ler
0

De acordo com o CEO do Grupo VMX AgroCarlos César Floriano, o 9º Levantamento da Safra de Grãos divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), empresa pública com sede em Brasília vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) informou que a safra de grãos deverá atingir 262,13 milhões de toneladas no período 2020/2021.

“As condições climáticas adversas registradas durante o cultivo da segunda safra afetaram as estimativas de produtividade nas lavouras” explica Carlos César Floriano.

Apesar da queda de 9,57 milhões de toneladas comparada à estimativa do mês anterior, o volume total a ser colhido ainda é superior à safra passada.

O milho deve apresentar uma redução na produtividade impactada pela baixa ocorrência de chuvas entre os meses de abril e maio. Com isso, a estimativa é que a produção total do cereal chegue a 96,4 milhões de toneladas, sendo 24,7 milhões de toneladas na primeira safra, 69,9 milhões na segunda e 1,7 milhão na terceira, uma redução de 6% sobre a produção de 2019/2020.

Ainda segundo informações da própria Conab, a queda já esperada se deve, sobretudo, ao retardamento da colheita da soja e, em consequência, o plantio de uma grande parte da área do milho da segunda safra fora da janela indicada.

A produção de soja é de um novo recorde, estimada em 135,86 milhões de toneladas, 8,8% superior à produção da safra 2019/2020, o que representa um acréscimo de 11 milhões de toneladas.

Para o feijão, conforme as estimativas da Conab, espera que a colheita se mantenha próxima a 3 milhões de toneladas. O arroz tem produção estimada em 11,6 milhões de toneladas, um aumento de 4% frente ao volume produzido na safra anterior.

No caso das culturas de inverno, o plantio foi iniciado em abril e intensificado em maio. Segundo Carlos César Floriano “as estimativas preliminares para o trigo indicam uma área plantada de 2,5 milhões de hectares e uma produção de 6,94 milhões de toneladas”, explica.

Carlos César Floriano esclarece o Levantamento da Safra de Grãos

A Conab realiza o acompanhamento constante da safra de grãos, monitorando as condições de desenvolvimento das principais culturas do país, abrangendo os seguintes produtos: algodão, amendoim, arroz, aveia, canola, centeio, cevada, feijão, girassol, mamona, milho, soja, sorgo, trigo e triticale (grão produzido como fruto do cruzamento entre o trigo e o centeio).

A partir deste levantamento, a Companhia produz, mensalmente, o Boletim de Acompanhamento da Safra Brasileira de Grãos e o Boletim de Monitoramento Agrícola, que fornecem informações e conhecimentos relevantes aos agentes envolvidos nos desafios da agricultura, da segurança alimentar e nutricionais e do abastecimento do país.

As publicações auxiliam a compreender os resultados da safra e têm como objetivo produzir subsídios para o monitoramento e a formulação das políticas agrícola e de abastecimento. Suas informações também auxiliam a tomada de decisão dos produtores rurais.

Conforme Carlos César Floriano, “tal esforço configura como parte da estratégia de qualificação das estatísticas agropecuárias, do processo de transparência e da redução da assimetria da informação”, explica.

 

Assessoria

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Agronegócio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − quinze =

Verifique também

Policia Civil de Porto dos Gaúchos cumpre mandado de prisão contra integrante do CV acusado de homicídio em Tapurah

Policiais da Delegacia de Porto dos Gaúchos cumpriram na tarde desta sexta-feira (24 de se…