Home Ultimas Notícias Clima quente e seco e altas temperaturas exigem maior cuidado com os animais

Clima quente e seco e altas temperaturas exigem maior cuidado com os animais

3 min ler
0

O tempo seco e as altas temperaturas exigem cuidados especiais não só dos humanos, mas também os bichinhos de estimação. Cães e gatos também sofrem quando o assunto é calor. Algumas medidas precisam ser tomadas para garantir o bem estar dos pets e evitar maiores complicações para a saúde deles. Veja as dicas da veterinária Mariana De Rosa para ajudar o seu animalzinho a passar por essa época do ano de forma mais tranqüila.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil estima-se que apenas a população de cães seja de 52 milhões, quantidade que supera a população de crianças, que é de 45 milhões, por isso é comum encontrar animais de estimação na maioria dos lares.

Em Mato Grosso o tempo seco e as altas temperaturas, comuns nessa época do ano, podem trazer diversos problemas para os animais podem sofrer problemas como hipotermia, que é o aumento da temperatura corpórea, podendo causar convulsões e até mesmo a morte do animal, afirma Mariana.

A veterinária ainda ressalta que uma das precauções é com relação aos passeios com os animais. “O chão tende a ficar muito quente com esse calor e pode acabar machucando as patinhas dos animais. Deve-se evitar o sol forte em qualquer situação, principalmente se o animal for de cor branca porque eles têm maior chance de desenvolver câncer de pele”, afirma.

É importante que os passeios sejam feitos no início da manhã ou à noite para evitar que o animal sofra com uma exposição desnecessária ao sol. Outra alternativa é trocar os passeios ao ar livre por um programa leve em um ambiente fechado como shoppings que permitam a entrada de animais.

Vale ressaltar que durante os passeios é essencial avaliar se o animal está cansado e/ou ofegante e ofereça bastante água. Além disso, é importante manter sempre água fresca disponível em abundância, assim como banhos e panos molhados no ambiente para ajudar a refrescar seu animalzinho.
Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…