Home Agronegócio Cuiabá é destaque como sede das reuniões do G20 sobre agricultura

Cuiabá é destaque como sede das reuniões do G20 sobre agricultura

7 min ler
0

O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, enfatiza as oportunidades decorrentes da escolha da cidade de Cuiabá (MT) como uma das sedes das reuniões técnicas e ministeriais do G20, hospedando os encontros do Grupo de Trabalho da Agricultura. Segundo o CEO do Grupo VMX, Carlos César Floriano, “Serão abordados temas importantes, tais como, a segurança alimentar, a agricultura sustentável e a inovação tecnológica”, diz.

“A relevância de Mato Grosso no cenário agrícola mundial, sendo o terceiro maior produtor de soja, impulsionou a decisão de realizar o evento na cidade”, explica Carlos César Floriano.

O ministro Fávaro destaca que a presença dos ministros da Agricultura do G20 fortalecerá as relações comerciais do Brasil, gerando oportunidades econômicas e estimulando o desenvolvimento local.

O Grupo de Trabalho, liderado por diversos ministérios e pela Embrapa, inicia suas atividades em fevereiro, com reuniões presenciais programadas para abril, maio, junho e setembro, culminando na Cúpula dos Chefes de Estado e de Governo, no Rio de Janeiro.

O Brasil, assumindo a presidência temporária do G20, tem a oportunidade única de conduzir mais de 100 reuniões e 20 encontros ministeriais ao longo do mandato, promovendo diálogo e cooperação internacional.

Carlos César Floriano desvenda o G20

O G20, ou Grupo dos 20, é um fórum internacional que reúne as 19 principais economias do mundo e a União Europeia.

Seu objetivo? Discutir e coordenar políticas econômicas em resposta a desafios globais. Entretanto, a origem do G20 foi ocasionada em um momento crise.

No rastro da crise financeira de 2008, as nações perceberam a necessidade de uma plataforma mais inclusiva para enfrentar desafios econômicos. Conforme informações de Carlos César Floriano, “Assim, o G20, que antes reunia apenas ministros das Finanças, expandiu-se para incluir líderes de Estado em suas reuniões anuais”, esclarece.

O G20, formalmente estabelecido em 1999, teve sua primeira cúpula de líderes em 2008, em meio à turbulência financeira global. Desde então, tornou-se o palco principal para deliberações sobre questões econômicas, financeiras e agora, temas mais amplos, como saúde e meio ambiente.

A cúpula é um retrato da complexidade geopolítica, reunindo líderes de potências como Estados Unidos, China, Rússia e membros da União Europeia.

“Cada encontro é um tabuleiro de xadrez diplomático, onde estratégias nacionais e interesses globais se entrecruzam”, enfatiza Carlos César Floriano.

Curiosidades:

Presidência temporária: o G20 segue um sistema de presidência rotativa, um país membro assume a liderança por um ano. O Brasil, por exemplo, presidiu o G20 em 2019 e é, atualmente, novamente seu presidente temporário.

Participantes especiais: além dos membros permanentes, a cada ano, convidados especiais podem participar das reuniões. Organizações internacionais também têm espaço, consolidando o G20 como um diálogo inclusivo.

Pautas abrangentes: embora inicialmente focado em questões econômicas, o G20 ampliou seu escopo para abordar desafios mais amplos. Mudanças climáticas, saúde global e desenvolvimento sustentável são temas recorrentes.

Críticas e desafios: o G20 não está imune a críticas. Questões como desigualdade, falta de representatividade de países africanos e a efetividade de suas decisões geram debates intensos.

Protestos e cenários paralelos: a cada cúpula, o G20 atrai não apenas líderes, mas manifestantes e ativistas, criando cenários paralelos de discussão e protesto nas ruas.

“O G20, por sua amplitude e diversidade, é tanto palco de soluções globais quanto terreno fértil para discordâncias”, explica Carlos César Floriano. Os críticos apontam para desafios persistentes, enquanto os defensores celebram a colaboração internacional.

Fonte: VMX Agro

*Utilizamos imagens de livre exposição e bancos contratados, mas caso alguma imagem ou texto tenha direitos autorais, entre em contato conosco que removeremos imediatamente.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Agronegócio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Verifique também

Polícia faz buscas e prende fazendeiro por morte de funcionário no Nortão; IML descarta ataque de onça

O delegado de Polícia Civil de Tapurah (204 quilômetros de Sinop), Arthur Almeida (foto), …