Home Ultimas Notícias Cuiabá prorroga decreto e governo anuncia novas medidas

Cuiabá prorroga decreto e governo anuncia novas medidas

4 min ler
0

Diante das projeções que apontam o pico da curva de contaminação pelo coronavírus Covid-19 entre 10 de abril e 10 de maio, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), irá prorrogar o decreto de isolamento em vigor desde o dia 23 de março. Pela regra atual, as medidas acabariam no próximo domingo (5). O prazo do novo decreto não foi informado. O governo do Estado também irá anunciar novas medidas.

A projeção de contaminados pelo coronavírus segue o que divulgou o Ministério da Saúde, no entanto, a assessoria do governo informou que um número mais exato só pode ser calculado após a confirmação de 50 casos. O que deve ocorrer ainda nesta sexta-feira (3) se o fluxo de infectados seguir o registrado nos últimos dias.

O isolamento social é medida que se impõe por diminuir o transito de pessoas infectadas e, consequentemente, reduzir os riscos de multiplicação dessa contaminação. Ele adia a chegada do pico de casos, o que dá mais tempo para que novas ações sejam feitas para minimizar os impactos, como investimento em estrutura para receber pacientes e contenção de danos à economia.

O decreto municipal estabelece que comércios fiquem fechados, eventos estão proibidos, velórios limitados a 10 pessoas por vez, entre outros itens que vetam aglomeração de pessoas. Apenas estabelecimentos considerados essenciais estão autorizados a atenderem a população, como mercados e farmácias, mesmo assim cumprindo medidas severas de higiene.

“Não se deve flexibilizar nada quando se está em jogo a saúde e a vida da população. Nada é mais importante do que a vida.

Economia a gente recupera. Vamos nos unir e recuperar. Vida não se recupera. Só tem uma”, informou o prefeito.

Os gestor ressaltou que todas as medidas tomadas têm por base critérios técnicos e científicos. Com respaldo da Organização Mundial da Saúde e do Ministério da Saúde. “As medidas tem alto grau de responsabilidade e deverão ser tomadas, prorrogadas, sim”, frisou.

Seguindo a linha de restrições para combate ao coronavírus, o governador Mauro Mendes (DEM) também anuncia novas medidas para o período de pandemia. Uma coletiva de imprensa está marcada para a tarde desta sexta-feira (3).

O último decreto estadual sobre isolamento não tem prazo de validade. Até o momento são 41 casos confirmados em Mato Grosso, 297 suspeitos e uma morte.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Ultimas Notícias
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…