Com a finalidade orientar as pessoas sobre a importância da prevenção contra as doenças sexualmente transmissíveis (ISTs), o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA/SAE) de Juara iniciou mais uma campanha em Juara e nos demais municípios do Vale do Arinos que compreendem o CTA/SAE desta regional.
De acordo com a enfermeira do CTA, Cristiane Ávila, aumentaram o números de pessoas contaminadas por Sífilis e HIV, casos estes considerados preocupantes em Juara e região.
Em Juara, os bairros Jardim América e Porto Seguro já foram contemplados com a campanha, assim como também a comunidade São João, distrito de Porto dos Gaúchos e Gleba Mercedes (Nova Fronteira) e Americana do Norte, distritos de Tabaporã já receberam as orientações da equipe do CTA de Juara, nessas localidades foram constatadas pessoas contaminadas por Hepatite B, HIV e sífilis.
Para a enfermeira do CTA, os casos são considerados preocupantes, porque somente de janeiro a fevereiro deste ano. Já foram constatados 04 casos de HIV positivo, além e sífilis e Hepatite B, e frisou que pelo que parece, as pessoas não está se preocupando em usar o preservativo, e orienta que em caso de rompimento do preservativo, o paciente pode procurar em até 72 horas uma unidade de saúde, sendo no centro de saúde das 07:00h às 160:00h e no hospital municipal, caso seja final de semana ou feriado.
Ela informou que o CTA faz também os testes rápidos e a prevenção da saúde e tirando todas as dúvidas existentes sobre essas doenças. A próxima etapa aqui em Juara será no bairro João de Barro e Praça dos Colonizadores, centro de Juara.