Home Juara Deputada Sandy marca história e lança o primeiro E-book narrando o potencial produtivo do “Vale do Arinos”

Deputada Sandy marca história e lança o primeiro E-book narrando o potencial produtivo do “Vale do Arinos”

5 min ler
0

Após o lançamento a parlamentar, também, apresentou um projeto de lei que visa a criação da Política de valorização turística do Vale do Arinos”.

A deputada estadual Sandy de Paula marca história ao lançar o primeiro E-book que conta a história e narra o potencial produtivo de Juara, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos e Tabaporã, intitulado de “Vale do Arinos – Desafios e Oportunidades”, na manhã desta quarta(27), na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Escrito por Sandy, o E-book é um resgate da história dos colonizadores, das riquezas do turismo e do potencial econômico e produtivo de região. “Temos um território gigantesco dentro do Vale do Arinos ainda preservado com a cobertura vegetal nativa. Isso mostra que possuímos um volume grande de produção agropecuária dentro de um equilíbrio ambiental, gerando riquezas para o estado de Mato Grosso, narra a deputada.

O VALE DO ARINOS EM NÚMEROS – De acordo com indicadores do IMEA (2022), o Valor Bruto de Produção agrícola (VBP) do Vale do Arinos na safra 2022/2023 atingiu R$ 7.353.087.100,77.

Em relação ao rebanho bovino, o Vale do Arinos possui cerca de 1.292.385 cabeças (Indea, 2023). Essa quantidade de bovinos nos quatro municípios do Vale do Arinos é maior do que o rebanho dos estados de Roraima (1.133.502 cabeças), Amapá (53.691 cabeças), Rio Grande do Norte (1.059.926 cabeças), Sergipe (1.121.930 cabeças) e Distrito Federal (85.544 cabeças) (IBGE, 2022). Portanto, a região do Vale do Arinos estaria ocupando o 22º lugar em rebanho bovino do país.

Ainda durante, a cerimônia de lançamento o presidente da ALMT, Eduardo Botelho, agradeceu Sandy por apresentar o Vale do Arinos para Mato Grosso, “Parabéns pela iniciativa você tem todo o apoio da Assembleia legislativa”, falou o deputado.

O prefeito do município de Juara, Carlos Sirena, também esteve presente, “Eu vim te prestigiar por mostrar esse potencial para todos”.

Entre os vereadores e vereadoras presente, também de Juara, Marta Dalpiaz, relembrou sua história com o colonizador do município, Zé Paraná, “Eu entrevistei seu avô, Sandy, e foi muito importante ouvir tudo que ele falou, ouvir ele contar como tudo começou. Foi uma honra!”, encerrou a vereadora.

PROJETO DE LEI – Já, durante sessão parlamentar, Sandy apresentou um projeto de Lei que visa a criação da Política de Valorização Turística do Vale do Arinos.

A propositura tem o objetivo de promover e desenvolver o turismo sustentável na região, evidenciando as potencialidades turísticas do Rio Arinos e dos municípios de Juara, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos e Tabaporã, integrando-os ao cenário turístico estadual e nacional.

Baixe o E-book https://sandydepaula.com.br/ebook-arinos/

Fonte: Assessoria

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Juara
Comentários estão fechados.

Verifique também

Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos

Faleceu nesta sexta-feira, 26, o cantor Anderson Leonardo, vocalista do grupo Molejo. Nasc…