Home Política Deputado Barbudo diz que dom Pedro foi direto para o inferno e que o “capeta o tenha”

Deputado Barbudo diz que dom Pedro foi direto para o inferno e que o “capeta o tenha”

5 min ler
0

O deputado federal Nelson Barbudo (PSL), um dos principais apoiadores do presidente da República Jair Bolsonaro em Mato Grosso, desrespeitou a comunidade católica ao declarar que o bispo emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia, falecido aos 92 anos no último dia 08 de agosto, “desencarnou para o inferno”. Além disso, se referiu ao religioso afirmando esperar que o “capeta o tenha”.

“Para mim, lugar de comunista é no inferno”, completou Barbudo, em entrevista aos jornalistas Edvaldo Ribeiro e Mariza Batalha, do site O Bom da Notícia, em live nas redes sociais, que foi ao ar na última quinta (13).

Barbudo se exaltou quando foi questionado sobre o motivo de não usar sua influência de parlamentar para ajudar as pessoas que moravam na Terra Indígena Xavante-Marãiwatsédé, na gleba Suiá Missú, em Bom Jesus do Araguaia, ocorrida em 2014, que desde então vivem acampandas em rodoviais no Vale do Araguaia. Exaltado, além de atacar dom Pedro Casaldáliga, chamou a ex-presidente da República Dilma Rousseff (PT) de F.DP.

Após a fala de baixo nível, Barbudo foi repreendido por Marisa Batalha. A jornalista lembrou que o Bispo está entre os 10 grandes humanistas do período atual e que dedicou a vida aos humildes, morrendo sem deixar posses.

Comenda na AL

Já o deputado estadual Valdir Barranco (PT) apresentou Projeto de Resolução para  criação da Comenda Dom Pedro Casaldáliga na Asssembleia. Caso seja aprovada, a honraria vai homenagear personalidades que se destacam na área social, em defesa da agricultura familiar, de indígenas e de quilombolas.

“Uma forma sutil, mas importante, de homenagearmos este lutador incansável pela defesa dos direitos dos povos indígenas, das mulheres e dos pequenos agricultores e que infelizmente nos deixou. Que Deus o abençoe onde ele estiver. Dom Pedro Casaldáliga? Presente! Presente! Presente!”, postou Barranco nas redes sociais.

Barranco, que esteve em Ribeirão Cascalheira representando a Assembleia nos funerais de Dom Pedro Casaldáliga, lembrou que movimento pela beatificação do sacerdote já começou. Quem está a frente é o bispo diocesano de Sinop, Dom Neri Tondello.

“Dom Pedro Casaldáliga já está sendo chamado de Pedro do Araguaia, de santo dos agricultores, dos indígenas, dos pobres. Por isso, a Assembleia precisa fazer esse reconhecimento”, completou o petista.

Sepultamento

O bispo foi sepultado na última quarta (12), à sombra de um pequizeiro e próximo ao rio Araguaia, no cemitério dos Karajás e dos Peões, em São Félix do Araguaia, onde Dom Pedro Casaldáliga exerceu seu ministério.  Na lápide de aço, consta a frase do próprio sacerdote: “Para descansar, eu quero só esta cruz de pau, com chuva e sol. Estes sete palmos e a ressureição”.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Política
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…