Home Política Estado de calamidade ainda não vale em MT, mesmo 2 meses após decreto

Estado de calamidade ainda não vale em MT, mesmo 2 meses após decreto

2 min ler
0

O decreto de calamidade financeira em Mato Grosso ainda não está valendo, mesmo dois meses após o governador Mauro Mendes tê-lo assinado, sob pretexto da administração pública estadual se encontrar em crise financeira aguda, acumulando R$ 3,9 bilhões de dívidas de restos a pagar sem disponibilidade financeira.

É que antes do governador agir, adotando medidas extremas, como execução de obras sem licitação, parcelamento de dívidas e empréstimos compulsórios, a União precisa reconhecer essa situação anormal. E isso não aconteceu. Aliás, o trâmite é lento. Pode até se estender por mais alguns meses.

Calamidade pública é decretada quando o Estado não consegue resolver o problema por conta própria e precisa da ajuda do governo federal. Mas, em Mato Grosso, embora o Palácio Paiaguás reclame de dívidas milionárias, a arrecadação de tributos vem crescendo.

Por enquanto, o governador terá de aguardar a chancela da União, a quem cabe, inclusive, definir recursos a serem alocados.

Em verdade, decreto de calamidade financeira de um Estado não possui efeito legal para a liberação de recursos. Tem mais importância para flexibilização de algumas regras contidas na Lei de Responsabilidade Fisca. No fundo, serve sobretudo para formalizar a situação de crise e sensibilizar o governo federal.

Carregue mais postagens relacionados
Carregue mais por Porto Notícias
Carregue mais em Política
Comentários estão fechados.

Verifique também

Mulher procura pelo irmão João Ferreira Azevedo que segundo informações pode morar em Porto dos Gaúchos

Eva Ferreira Azevedo que mora em Cuiabá, entrou em contato com a redação pedindo ajuda par…